Fátima Bernardes rebate conselho machista no ‘Encontro’

Consultor de inteligência financeira quis dar mais ‘poder’ às mulheres e se deu mal

15/08/2018 20:49 / Atualizado em 13/05/2025 11:05

Fátima Bernardes rebateu comentário machista de convidado do ‘Encontro’
Fátima Bernardes rebateu comentário machista de convidado do ‘Encontro’ - Reprodução/TV Globo

Fátima Bernardes não deixou passar batido um comentário machista do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, durante o “Encontro”, da TV Globo, nesta quarta-feira, 15.

Cheia de classe, a apresentadora deu uma aula de como evitar um tipo de machismo velado muito praticado pela sociedade – quando o homem dá mais responsabilidades para a mulher usando como justificativa sua competência para dar conta de diversas atividades ao longo do dia.

Tudo começou a jornalista chamou uma moça da platéia para tirar uma dúvida com o profissional sobre economia familiar.

“Vivemos em uma sociedade em que o homem é visto como provedor. Atualmente, qual seria a divisão justa de contas para que não haja um problema no relacionamento?”, questionou ela.

O consultor, então, respondeu: “No Brasil, o maior número de chefes de família já é de mulheres. Eu acho muito importante mudar aquele estigma de que o homem paga as contas e a mulher é presenteada com uma mesada. Isso diminui muito o papel da mulher. Muito pelo contrário. Eu acredito que cabe à mulher organizar o dinheiro da família. Até por uma razão machista da sociedade. Numa farmácia, quem tá comprando o remédio para a família é a mulher – disse, e deu outros exemplos – Se existe um risco de o orçamento sair do controle no fim do mês, a mulher descobre antes. Não quando o homem descobrir no fim do mês que está no vermelho”.

Fátima Bernardes entrevistou mulher da plateia em papo com consultor financeiro Gustavo Cerbasi
Fátima Bernardes entrevistou mulher da plateia em papo com consultor financeiro Gustavo Cerbasi - Reprodução/TV Globo

Fátima, por sua vez, ouviu o comentário até o final e se manifestou de forma que a observação de Cerbasi fosse corrigida.

“Esse, na verdade, é mais um caminho que a gente tem que percorrer para a igualdade. No fundo, essa história da mulher fazer a compra pro marido, comprar material escolar… Tudo isso acaba sobrecarregando. O estresse de ver que o dinheiro não vai dar sobrecarrega muito a mulher. Talvez a conversa seja boa para que a gente consiga dividir também isso, não só financeiramente, mas também em termos de responsabilidade”.

Teve gente que não só aprovou a declaração de Fatinha, como também comentou a respeito nas redes sociais:

Você pode assistir ao momento a partir de 5 min no vídeo abaixo:

MACHISMO

Com a popularização de campanhas feministas, a luta pelos direitos das mulheres tem ganhado cada vez mais força. Para apoiar o movimento, o Catraca Livre selecionou 10 motivos que explicitam a necessidade de combater o machismo e a violência contra a mulher. Confira: