Últimas notícias:

Loading...

O que é Fies, crédito estudantil desconhecido por Thiago Abravanel

Fala do neto de Silvio Santos revoltou os internautas e escancarou o abismo social no Brasil

Por: Redação

Uma fala de Tiago Abravanel durante o Big Brother Brasil 22 (BBB 22), neste domingo, 6, acabou causando polêmica nas redes sociais.  Em conversa com a sister Jessilane, o ator declarou desconhecer o que Fies, programa de financiamento estudantil.

Internautas ficaram chocados como a realidade do neto de Silvio Santos é muito distante da maioria dos brasileiros.

Cantor Tiago Abravanel, do 'BBB22', declarou não saber o que é Fies
Crédito: Reprodução/TV GloboCantor Tiago Abravanel, do ‘BBB22’, declarou não saber o que é Fies

O que é e como funciona o Fies

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece crédito para estudantes de baixa renda pagarem as mensalidades em instituições privadas de ensino superior.

O crédito, com juros que podem chegar a zero, pode cobrir de 50% a 100% do valor da mensalidade do curso. Para ter acesso, o estudante deve ter renda familiar per capita de até três salários mínimos –R$ 3.363.

Durante o curso, o aluno deve pagar mensalmente ao banco um valor de coparticipação, que corresponde à parcela da mensalidade que não foi financiada. Depois de formado, o estudante deve começar a quitar o empréstimo.

O Fies é uma alternativa ao aluno que não conseguiu vaga em universidade pública através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou outro vestibular da instituição. A modalidade de financiamento também é uma opção para quem não se qualifica ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas em universidades privadas.

Para ter acesso ao Fies, o precisa ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, obtido média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação.

A instituição escolhida pelo aluno também deve ter avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O programa foi criado em 1975 no governo militar de Ernesto Geisel com o nome de Programa de Crédito Educativo (Creduc). Em 1999, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi amplamente reformulado e passou a se chamar Fies.

Mas foi no segundo governo Lula (PT) que o programa passou a contemplar mais alunos, democratizando o ensino superior e dando mais oportunidades para alunos de baixam renda a ingressarem na universidade.

Há ainda uma outra modalidade de financiamento, chamada de P-Fies, que oferece empréstimos com juros que variam de acordo com o banco e que não tem ligação com os processos seletivos do Fies. Esta modalidade, porém, é mais cara para o estudante,

Cronograma do Fies 2022

As inscrições para o Fies este ano vão de 8 a 11 de março. Elas devem ser feitas através do site http://portalfies.mec.gov.br. A lista dos pré-selecionados será divulgada  no dia 15 de março e o aluno terá de 16 a 18 de março para complementar inscrição.

Convocação da lista de espera será de 16 de março a 28 de abril (quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera).

Acompanhe todas as notícias do BBB 22 na nossa página especial.

?>