Foto despretensiosa de homem sorrindo na CNH viraliza

06/07/2017 15:01

Filipe teve que “brigar” para poder sair sorrindo na foto da CNH
Filipe teve que “brigar” para poder sair sorrindo na foto da CNH

Você já viu alguém sorrindo em foto 3×4, principalmente em retratos para documentos? Difícil, né! Pois o fotógrafo mineiro Filipe de Oliveira Borges, de 33 anos, decidiu que queria aparecer em sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) feliz. E teve até que discutir com uma funcionária do Detran para isso.

Ele postou o relato da saga para tirar um retrato sorrindo para o documento no Facebook, e a história acabou viralizando. Em texto que acompanha a foto de sua nova habilitação, Borges narra o momento em que foi fotografado no Detran da cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais.

Tudo começou porque ele lançou “um sorrisão” para o retrato e acabou sendo repreendido por uma funcionária. “Sem sorrir, por favor!”, teria dito ela. Ele quis saber a razão de não poder sorrir e pediu uma explicação, ao que teria recebido como resposta que, por se tratar de um documento, teria que tirar a foto sério.

A explicação não convenceu o rapaz [fotos sem sorrisos facilitariam o reconhecimento pelas autoridades), que insistiu em aparecer sorrindo na foto do documento. Conversa vai e papo vem, ele ainda deu uma aula de fotografia à funcionária.

“Antigamente, láaa (sic.) na época da invenção da fotografia, como não existia tecnologia suficiente, as pessoas tinham que ficar muito tempo paradas enquanto a foto estava sendo feita. Às vezes horas, dependendo da iluminação, por isto, se as pessoas sorrissem seria mais fácil de borrar a foto e eles teriam que refazer todo o processo. Então as pessoas tinham que ficar sérias”, explicou.

Surpresa com a resposta do rapaz, a funcionária ligou para o órgão que regulamenta a emissão do documento. Para surpresa de Filipe, a resposta foi a seguinte: “Moço, acabei de ligar para o órgão que regulamenta as carteiras de habilitação e eles me informaram que você pode tirar a foto do jeito que você quiser”.

A postagem de Filipe recebeu mais de 54 mil curtidas no Facebook e 14 mil compartilhamentos. E sim, pessoal, é permitido sorrir na foto da CNH.

  • Leia mais: