Foto despretensiosa de homem sorrindo na CNH viraliza
Você já viu alguém sorrindo em foto 3×4, principalmente em retratos para documentos? Difícil, né! Pois o fotógrafo mineiro Filipe de Oliveira Borges, de 33 anos, decidiu que queria aparecer em sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) feliz. E teve até que discutir com uma funcionária do Detran para isso.
Ele postou o relato da saga para tirar um retrato sorrindo para o documento no Facebook, e a história acabou viralizando. Em texto que acompanha a foto de sua nova habilitação, Borges narra o momento em que foi fotografado no Detran da cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais.
Tudo começou porque ele lançou “um sorrisão” para o retrato e acabou sendo repreendido por uma funcionária. “Sem sorrir, por favor!”, teria dito ela. Ele quis saber a razão de não poder sorrir e pediu uma explicação, ao que teria recebido como resposta que, por se tratar de um documento, teria que tirar a foto sério.
A explicação não convenceu o rapaz [fotos sem sorrisos facilitariam o reconhecimento pelas autoridades), que insistiu em aparecer sorrindo na foto do documento. Conversa vai e papo vem, ele ainda deu uma aula de fotografia à funcionária.
“Antigamente, láaa (sic.) na época da invenção da fotografia, como não existia tecnologia suficiente, as pessoas tinham que ficar muito tempo paradas enquanto a foto estava sendo feita. Às vezes horas, dependendo da iluminação, por isto, se as pessoas sorrissem seria mais fácil de borrar a foto e eles teriam que refazer todo o processo. Então as pessoas tinham que ficar sérias”, explicou.
Surpresa com a resposta do rapaz, a funcionária ligou para o órgão que regulamenta a emissão do documento. Para surpresa de Filipe, a resposta foi a seguinte: “Moço, acabei de ligar para o órgão que regulamenta as carteiras de habilitação e eles me informaram que você pode tirar a foto do jeito que você quiser”.
A postagem de Filipe recebeu mais de 54 mil curtidas no Facebook e 14 mil compartilhamentos. E sim, pessoal, é permitido sorrir na foto da CNH.
- Leia mais: