Foto no Instagram de Iemanjá branca revolta seguidores de grife

11/12/2014 12:52 / Atualizado em 06/05/2020 18:03

Ao mesmo tempo em que as redes sociais são responsáveis por resultados positivos para uma empresa, qualquer erro em uma postagem ou imagem pode representar um impacto violento para a imagem da marca. Na última terça-feira, a marca de grife Farm postou em seu Instagram a foto de uma modelo branca representando Iemanjá seguida da legenda: “Nossa Iemanjá #muitofarm #lookbookcarnaval”.

Em questão de minutos, o perfil que tem mais de 310 mil seguidores, foi criticado. A reivindicação do público foi sobra a falta de uma representação de uma mulher negra na imagem que, correntemente, deveria compor a figura junto com a vestimenta.

A discussão ganhou proporções maiores quando o rapper brasileiro Emicida resolveu comentar no post. “Usar a cultura afro como base de criação de elemento de autenticidade sempre. Empregar modelos negros nunca. Racismo brasileiro onde ninguém é e assim todos são livres para continuar sendo sem culpa. Triste, mas sem novidade. #ubuntu”, disse.

Para se defender das acusações de preconceito, a marca apresentou um vídeo criado a partir de fotos deum desfile que mostra uma coleção “em homenagem à cultura negra”.