França repetirá campanha: ‘Tragam seus filhos para ver gente nua’

Enquanto isso, o brasileiro quer fechar museus por aí

04/10/2017 10:37
O quadro ‘Mulher Nua Deitada’, de 1907, de Auguste Renoir, foi celebrado na campanha
O quadro ‘Mulher Nua Deitada’, de 1907, de Auguste Renoir, foi celebrado na campanha

Em 2015, o Museu d’Orsay, um dos mais famosos de Paris, juntamente com o Museu de Orangerie fizeram uma campanha para atrair famílias aos locais com uma mensagem bem direta: “Tragam seus filhos para ver gente nua”. Dois anos depois, eles pretendem repetir a ação. Que diferença do Brasil, né?

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Eram nove cartazes, exibidos em ruas, pontos de ônibus, estações de metrô, com obras conhecidas dos dois museus e direcionadas a pais e filhos. A ideia era atrair um novo público para apreciar as obras de arte.

Na França, a campanha viralizou nas redes sociais, e o cartaz retratado acima foi um dos mais compartilhados. Ele mostra o quadro ‘Mulher Nua Deitada’, de Auguste Renoir, pintado em 1907, acompanhado do convite à nudez.

Criada por Amélie Hardivillier, a campanha foi bem aceita e tinha como objetivo se colocar no lugar das crianças, decifrar as reação infantis aos quadros e mostrar que, atualmente, são as crianças que levam os pais aos museus.

Enquanto isso, em nosso país, movimentos conservadores acreditam que sempre que uma criança se depara com a nudez humana, a pedofilia está sendo incentivada. Por conta dessa visão distorcida, querem fechar museus e exposições. Imagine essas pessoas vivendo em Paris? Será que eles fechariam o Orsay?

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