Glub Glub estreava há 25 anos: veja 8 curiosidades do programa
Estreava em 1991 um dos mais populares programas infantis da TV brasileira: o Glub Glub, da TV Cultura. Para matar a saudade, relembre a abertura e veja algumas curiosidades do programa de peixinhos que assistiam televisão debaixo d’água. Mais tarde, a carangueja Carol também entrou no grupo.
O Glub e a Glub – A atração era presentada por dois peixes, ambos chamados Glub, que batiam papo animadamente entre os desenhos e documentários educativos.
Os atores – Os atores seguiram seus rumos após o cancelamento do programa em 1999. Carlos Mariano continuaria trabalhando com cinema e televisão, trabalhando na novela “Carrossel” e em filmes como “Chico Xavier”, de 2010. Gisela Arantes trabalhou como produtora em diversas exposições culturais, além de ministrar oficinas de teatro e dramaturgia e hoje dirige uma ONG que desenvolve projetos socioculturais, a Umiharu. Já a carangueja Carol, Andrea Pozzi, morreu em 2005 devido a um AVC em Coimbra, Portugal.
- Praia no Nordeste: 3 opções lindas e econômicas para o verão
- Epic Games divulga lista de jogos gratuitos de fim de ano; confira
- Bebidas e alimentos que você deve evitar ao tomar antibiótico
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
Centenas de episódios – A previsão inicial era gravar apenas 60 episódios, mas o sucesso foi tanto que mais de 670 foram filmados ao longo dos anos.
Animações premiadas – O programa teve um papel importante em trazer ao Brasil atrações que se diferenciavam das dos canais convencionais, com animações premiadas vindas de países como Alemanha, República Tcheca, Inglaterra, França e Bélgica. Mais de 40 desenhos passaram pelo programa, incluindo favoritos como Zeca & Joca, A Pedra dos Sonhos, Ernesto o Vampiro e O Pato Dínamo.
O retorno – Uma nova versão do programa voltou no ano 2006, com os mesmos personagens principais interpretados por Carlos Mariano e Gisela Arantes, mas desta vez com os peixes discutindo vídeos educativos sobre a vida marinha ao invés de desenhos e animações.
Campeão de audiência – Hoje pode parecer impossível um program infantil sobre peixinhos falantes estar entre os campeões de audiências, mas essa era a realidade do Glub Glub. O programa chegava a 10 pontos de audiência em picos, ficando em segundo lugar na TV brasileira.
Cabeça pesada – Não era fácil manter a cabeça de peixe que fazia parte da maquiagem dos personagens. Ela pesava cerca de três quilos com o peso na parte de trás da cabeça. Isso tornava bem cansativo gravar o dia inteiro. A maquiagem levava uma hora para colocar.
Mistura com o Castelo Rá-Tim-Bum – Outro sucesso da TV Cultura, o Castelo Rá-Tim-Bum já chegou a ir ao fundo do mar e encontrar os personagens de Glub Glub.