‘Golpe da próstata’: Como funciona e por que Marcos Palmeira está envolvido?
Entenda o motivo do nome do ator estar envolvido em um esquema de fraude que vende remédios não autorizados pela Anvisa
Marcos Palmeira, 59, avisou pelas redes sociais que foi vítima do “golpe da próstata” após uma empresa que vende remédios não autorizados colocar o nome dele em publicidades para divulgar o produto indevido.
A imagem do ator foi utilizada indevidamente para promover e vender um tratamento para hiperplasia da próstata.
Golpe diz que ator foi curado de prostatite. A página falsa usa o logo do portal de notícias G1, do grupo Globo, para tentar deixar o “golpe” mais “verdadeiro”. Além disso, a empresa afirma, com o uso de uma montagem, que Marcos Palmeira participou de um evento da Anvisa para divulgar o produto. A notícia falsa traz ainda um “relato” de Marcos Palmeira, em que o ator teria dito que passou por “noites de insônia” e problemas de incontinência urinária. O site redireciona o leitor através de links para comprar o “tratamento”.
- 27 marcas de azeite que foram proibidas ou vetadas neste ano
- MEI, cuidado! Conheça golpes envolvendo o microempreendedor
- ATENÇÃO! Novo golpe rouba número de celular e acesso às redes sociais
- Golpe da Portabilidade: saiba como proteger seu celular e redes sociais
Marcos Palmeira nunca teve problema de próstata. O ator também não fez uso do remédio divulgado na fraude, muito menos participou de um evento da Anvisa para falar sobre o assunto.
Ator alegou que tomou medidas contra a fraude. “Já acionei os advogados mas o site falso continua no ar e deve ter muita gente caindo no golpe. Cuidado!”, escreveu.
Em novembro, a Anvisa divulgou um comunicado sobre o golpe e deixou claro que não é um produto aprovado: “O produto de nome ‘Max Prost’ não possui registro na Anvisa e não deve ser utilizado. A Agência está tomando as medidas sanitárias e judiciais cabíveis para retirar a peça e o produto de circulação. Isso porque a publicação viola o marco civil da internet e a Lei Geral de Proteção de Dados, além de utilizar informações falsas para promover a venda um produto clandestino”.
Antonio Fagundes já foi usado pelo menos tipo de golpe. O ator Antonio Fagundes também teve sua imagem usada indevidamente na divulgação do mesmo produto. A fraude com o nome de Fagundes era muito semelhante com a que usa a imagem de Palmeira: falsifica uma notícia no portal G1 em que o ator teria falado sobre a suposta solução para um problema de próstata.