Google cancela brincadeira do Dia da Mentira após reclamação dos usuários
O Google cancelou uma brincadeira preparada neste 1º de abril, o Dia da Mentira, após a ação gerar revolta dos usuários.
No Gmail, a empresa criou uma funcionalidade chamada “mic drop” ao lado do botão de “enviar”. Ao clicar nesta ferramenta, o usuário manda um GIF de um minion largando o microfone e saindo de cena. Confira:
WHAT A HARMLESS APRIL FOOL’S JOKE, WHAT COULD GO WRONG pic.twitter.com/Maw8a6VUSA
— Andy Baio (@waxpancake) 1 de abril de 2016
A ferramenta também provocava uma interrupção das conversas, bloqueando eventuais e-mails de respostas de quem recebia o GIF.
O problema é que, como a brincadeira ficava ao lado do botão de “enviar”, muita gente acabou mandando o GIF sem querer em e-mails sérios, como troca de mensagens do trabalho e envio de currículos a empresas.
Em pouco tempo, internautas começaram a reclamar nas redes sociais e nos fóruns de debate do Google. Algumas mensagens eram de usuários que afirmaram que estavam até perdendo seus empregos por conta da piada.
“Eu acabei de enviar um e-mail à primeira pessoa que quis me entrevistar em meses. Cliquei no botão errado e enviei o ‘mic drop’. Bem, acho que não vou conseguir esse emprego. Palavras não podem descrever como estou irritado. Estou tremendo. Um click, um click e perdi meu emprego. Inferno! Não foi engraçado, Google. Vou chorar agora”, disse um usuário irritado.
O Google reconheceu os problemas gerados e removeu a funcionalidade. “Parece que fizemos um trote contra nós mesmos este ano”, disse num comunicado. “Devido a um problema, a ferramenta de mic drop causou mais dores de cabeça do que risadas. Lamentamos muito”.