Gretchen pode ser presa por postar foto de biquíni no Catar?
A rainha dos memes fez questão de responder as críticas que recebeu quando publicou as fotos com a roupa de banho tradicional brasileira
A cantora Gretchen causou nas redes sociais ao postar uma sequência de fotos de biquíni em um hotel no Catar, país que está sediando a Copa do Mundo. O país é cheio de exigências e existem leis locais para o uso das vestimentas. Com a população majoritariamente mulçumana, no Catar, assim como em outras nações em que a religião é predominante, o corpo precisa estar coberto. A tradição religiosa é mantida, inclusive, nos locais de banho, como as praias.
Na última terça-feira, 22, pouco depois de desembarcar em Doha, capital do Catar, e onde ela vai fazer transmissões sobre o evento esportivo através das redes para uma emissora de TV portuguesa, Gretchen publicou as foto com o biquíni. Alguns seguidores da cantora disseram o comportamento pode ser considerado uma atitude desrespeitosa às sociais do país.
“Vai ser presa, hein”, escreveu um internauta. “Poxa, você não precisa mostrar o corpo para dizer que foi para o Catar”, sugeriu um seguidor. Outra pessoa comentou: “Tem ser humano que adora se expor ao ridículo”.
Gretchen então se pronunciou para responder as críticas que estava recebendo. Em outra postagem na rede social, ela disse que já tinha alertado, através da legenda da foto em que posou com biquíni, que estava em um lugar privativo e seguro. “Para os faladores de plantão sobre meu guarda-roupa, conheço a cultura do país há muito tempo. E jamais desrespeitaria as leis e cultura de um país”, afirmou.
Gretchen, de 63 anos, está acompanhada do marido Esdras de Souza, de 49 anos no Catar. Eles estão hospedados em uma casa privada, ao lado de um casal de influenciadores digitais. O local tem área externa, piscina e churrasqueira. A residência alugada para a Copa fica em um condomínio com praia privada.
Como é o código de vestimenta no Catar?
A população do Catar, onde ocorre a Copa do Mundo 2022, possui um código de vestimenta rígido baseado no Alcorão, o livro sagrado do Islã, considerado a palavra literal de Deus revelada ao Profeta Muhammad (Maomé). De acordo com tradição islâmica, Maomé foi “último profeta enviado por Deus”.
De forma concreta, os homens precisam cobrir o corpo até os joelhos e as mulheres só podem deixar o rosto e as mãos à mostra. É expressamente proibido o uso de roupas justas e transparentes.