Hábitos e costumes antigos que deveriam ser praticados novamente
Com dispositivos, smartphones e computadores avançados, atualmente, podemos baixar os mais variados aplicativos em um piscar de olhos, editar vídeos em nossos telefones e encontrar e fazer o download de músicas em questão de poucos segundos. Com todas as conveniências, no entanto, existem sacrifícios. E temos sacrificado alguns modelos e estilos de vida que ainda nos seria útil atualmente. Veja uma seleção:
Habilidade de passar roupa
- Harvard revela os 5 hábitos que podem acrescentar 10 anos à sua vida
- Fase do sono pode ser crítica para o risco de demência; entenda
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
Este conceito pode parecer estranho para aqueles que têm cerca de 20 e poucos anos mas, antes de roupas feitas de poliéster e camisas de tecido, todas as peças que secassem sob o sol tinham que, necessariamente, serem passadas.
Produzir-se elegantemente, independente da situação
Nos dias de hoje, as pessoas vão ao shopping em busca de roupas confortáveis, como moletom e tênis, para utilizarem no dia-a-dia. Antigamente, sair em público significava vestir a sua melhor roupa. E no aeroporto? Viajar de avião era realmente considerado uma ocasião especial e emocionante, o que influenciava na maneira dos indivíduos se vestirem.
Cozinhar e preparar refeições
Em tempos antigos, comidas pré-cozinhadas não existiam. Isso significa que nossos avós aprenderam a cozinhar desde muito cedo. Desta forma, as receitas foram passadas de geração a geração.
Costura e crochê
O que você faz quando encontra um furo em sua camiseta? Nos dias de hoje, normalmente, as pessoas jogam as peças no lixo e vão atrás de outras. Sua avó, por outro lado, provavelmente teria ido a sua caixa de costura e arrumado a roupa em um piscar de olhos.
Procurar endereços em um mapa de papel
Sem aquela voz amigável do Google Maps para auxiliar as pessoas a encontrem os seus caminhos, a leitura de um mapa clássico era algo corriqueiro a tempos atrás. Redobra-los era algo ainda mais difícil.
Jantar em casa
Fazer um jantar em casa significa convidar amigos que conheciam há um tempo, preparar uma refeição de três pratos luxuosos e se vestir elegantemente.
Se relacionar sem o poder da internet
Conhecer uma mulher durante, por exemplo, uma compra informal em lojas de artigos esportivos e, chama-la para um encontro romântico, é quase inédito na era digital. Porém, é assim que, antigamente, antes de diversos sites de relacionamento, as pessoas estavam acostumadas.
Letra cursiva
Nossos avós foram obrigados a aprender a letra cursiva no aprendizado em escolas. O hábito resultou em letras fabulosas e compreensivas.
Escrever cartas inesquecíveis
Antes do luxo do e-mail e mensagens de texto, carta para amigos que moravam em outro estado ou país poderiam ser apenas um “estou com saudades” em forma de texto escrito. Além disso, não existia o sistema de compartilhamento de fotos do Facebook, o que poderia incentivar as pessoas a fazerem verdadeiras descrições poéticas do lugar em que se encontravam.
Memorizar importantes números de telefones
Antes da era de telefones celulares, é provável que, antigamente as pessoas sabiam números de seus familiares e de amigos de cor.
Histórias contadas
Sem ipods ou dispositivos de entretenimento móvel e jogos, as crianças eram entretidas com os contos de guerra, imigração e históriasdiversas de seus parentes.