História de atleta de rúgbi gay é contada em anúncio de cerveja

Por: Talitha Adde

Ombros largos e narizes quebrados. Essa é a ideia que a maioria das pessoas, que não vivem em um país que tem como principal esporte o rúgbi, pensam. A despeito de todos os estereótipos acerca do esporte considerado ‘violento’, o galês Gareth Tomes garante que o seu problema sempre foi mais embaixo. Para o primeiro atleta a disputar 100 partidas pela seleção galesa, sempre foi difícil esconder a sua orientação sexual.

“A batalha que eu tive para me livrar como pessoa foi dez vezes pior que as batalhas em campo. Eu era fisicamente forte, mas mentalmente fraco e medroso”, disse o esportista no novo anúncio da cerveja britânica Guinness.

Foi em 2009 que Thomas revelou ser homossexual. Na época, o jogador admitiu ao jornal ‘The Daily Mail’ que sabia sobre sua orientação sexual desde os 16 anos. No entanto, resolveu mantê-la em segredo por ‘saber que nunca seria aceito no esporte’.

A história de vida do atleta passou a ser notícia novamente depois da marca de cerveja britânica escolhê-lo como personagem de seu último anúncio

“O rúgbi era minha paixão, toda a minha vida. Não estava preparado para me arriscar e perder o que amava”, disse no anúncio. “Quase me suicidei”, completou.

A história de vida do atleta passou a ser notícia novamente depois da marca de cerveja britânica escolhê-lo como personagem de seu última propaganda.

“Temia que o mundo fosse me dar as costas”, Thomas fala no vídeo de quatro minutos e trinta segundos. Ao fundo, imagens do esporte são mostradas enquanto ele narra sua história.

Confira o vídeo, em inglês: