Recordista, homem com maior nariz do mundo diz que foi ‘abençoado’
"Meu olfato é diferente das outras pessoas", afirma Mehmet Özyürek, de 72 anos
Mehmet Özyürek, de 72 anos, foi reconhecido como o homem com o maior nariz no mundo em mais de duas décadas, pelo Guinness World Records. A verificação foi realizada neste mês na sua cidade natal, Artvin, na Turquia. O nariz dele mede 8,8 centímetros e permanece como recorde.
“Meu olfato é diferente das outras pessoas. Eu digo ‘há um cheiro aqui’. Outras pessoas dizem ‘não sentimos esse cheiro’. Eu digo, ‘você pode não sentir, mas eu posso’. Por exemplo, eu entro na minha casa e posso dizer imediatamente qual prato está cozido”, declarou ele ao Guinness, em comunicado na última semana. “Eu amo meu nariz. […] Fui abençoado”.
O Guinness falou que o nariz do turco foi medido pela primeira vez em 31 de janeiro de 2001, durante o programa de TV Guinness World Record: Primetime, em Los Angeles, nos EUA. Desde então, ele teve as medidas conferidas duas vezes para verificar se o nariz ficou maior: em 2010 e neste ano, em 13 de novembro.
- Mulher mais velha do mundo revela os segredos da longevidade
- Homem mais tatuado do mundo consegue o primeiro emprego formal
- Homem tenta “coroar” Charles III com brinde de fast food
- Ator de ‘The Office’ diz que ‘The Last of Us’ foi anticristão em episódio
No entanto, o nariz dele continuou do mesmo tamanho. Segundo os organizadores do Livro dos Recordes, isso desmascara o “mito comum” de que o nariz e as orelhas crescem quando as pessoas ficam mais velhas.
Um vídeo postado pelo perfil do Guinness no TikTok em outubro já acumula mais de dois milhões de curtidas e 22 milhões de visualizações.