Inspiração da campeã Mocidade Alegre: quem foi o 1º samurai negro?

A história de Yasuke é muito reverenciada no Japão

Abre alas da Mocidade Alegre
Créditos: Leo Franco / AgNews
Abre alas da Mocidade Alegre

A Mocidade Alegre sagrou-se a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo 2023, pela 11ª vez. No Sambódromo do Anhembi, a agremiação contou a história de Yasuke, o primeiro samurai negro do mundo.

Yasuke chegou em 1579 ao Japão, escravizado pelos jesuítas portugueses no Oriente, e virou um herói cultuado até hoje pela cultura japonesa.

De acordo com o site Aventuras na História, Yasuke nasceu entre 1555 e 1566, e é provável que tenha sido um macua, povo originário de Moçambique. Mas há historiadores que acreditam que ele era da Angola ou da Etiópia.

Ele se tornou samurai em 1581 e chegou a trabalhar como guarda do castelo de Nobunaga. A lenda de Yasuke logo se espalhou, como a de um gigante guerreiro indestrutível, com a força de dez homens. Carregando suas duas espadas, foi feito portador da espada do daimiô, e aprendeu a falar japonês fluentemente.

Ilustração de Yasuke, o primeiro samurai negro do mundo
Créditos: Wikimedia Commons
Ilustração de Yasuke, o primeiro samurai negro do mundo

O nome de Yasuke é um mistério. Pode ter vindo Yao + suke – os yaos são um povo bantu de Moçambique e suke, um sufixo japonês masculino. Ou talvez Isaque, um nome cristão dado por seus mestres europeus.

Na avenida, a Mocidade Alegre explorou a temática para falar sobre racismo e preconceito, e fez uma relação da saga de Yasuke com a luta dos jovens negros no Brasil atualmente.

“A Mocidade Alegre usará todo o potencial do sangue guerreiro de seus valentes foliões. Eles, vestidos de suas armaduras-fantasias, enfrentarão mais uma batalha em busca de uma importante vitória: provar que, assim como um dia fez Yasuke, cada jovem preto pode ser o que ele quiser, mesmo que os opressores, o preconceito e a discriminação digam o contrário”, escreveu a escola em um texto.