Instagram inova com ferramenta para nudes enviadas na DM; entenda
Instagram terá ferramenta focada no compartilhamento de nudes, elevando a segurança de jovens e adultos nas mensagens diretas
O Instagram anunciou uma nova funcionalidade: a rede social vai desfocar, automaticamente, as imagens com conteúdo de nudez enviadas através das mensagens diretas (DMs).
A atualização promete aumentar a segurança dos usuários e deve chegar para todos os usuários em breve.
Para que serve a nova ferramenta do Instagram?
A medida tem como público-alvo principal os jovens menores de 18 anos, para os quais a configuração será ativada por padrão, enquanto os adultos terão a opção de habilitá-la manualmente.
Uma vez que a proteção está ativa, o emissor de qualquer imagem sensível será alertado sobre o cuidado ao enviar esse tipo de conteúdo, podendo até mesmo cancelar o envio.
Para quem recebe, a imagem chegará desfocada por padrão, acompanhada de um aviso sobre o conteúdo potencialmente perturbador. Desta forma, fica a critério do destinatário decidir se quer ou não visualizar a imagem.
Qual o objetivo do novo recurso que vai desfocar nudes na DM?
Essa iniciativa visa combater a extorsão sexual e o abuso de imagens íntimas, tornando mais difícil para os criminosos a execução de suas ações.
Além dessa barreira inicial, os usuários acabarão direcionados a páginas com dicas de segurança, reforçando a conscientização sobre os riscos envolvidos no compartilhamento de fotos íntimas.
Importante ressaltar que a nova função também se aplicará às conversas criptografadas de ponta a ponta, mantendo o compromisso da Meta com a privacidade dos usuários, salvo em casos de denúncia.
Afinal, quais outras medidas a Meta está adotando para combater a extorsão sexual?
A inserção dessa novidade faz parte de uma série de esforços da Meta para fortalecer o combate contra crimes digitais, especialmente a extorsão sexual.
A empresa testa continuamente novas abordagens para facilitar a identificação de golpes e incentivar a denúncia por parte dos usuários.
Uma delas inclui mensagens que aconselham os usuários a não cederem a pedidos íntimos em conversas privadas, além de oferecerem fácil acesso a ferramentas de bloqueio e denúncia do contato suspeito.
A Meta também está adotando posições mais rígidas contra usuários identificados como perpetradores de crimes digitais, como a remoção de contas e a proibição de criar novos perfis na rede, além de reportar as atividades suspeitas às autoridades competentes.
O anúncio dessa funcionalidade pelo Instagram é um marco importante na luta pela segurança digital. Essa iniciativa, então, visa combater a disseminação de imagens íntimas sem consentimento e outras formas de abuso digital.