Intubado com covid-19, Paulo Gustavo apresenta piora no quadro clínico
O humorista respira com a ajuda de um pulmão artificial
Internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o humorista Paulo Gustavo apresentou piora no seu estado de saúde, nesta sexta-feira, 2, e precisou passar por ajustes no tratamento contra a covid-19.
De acordo com comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do humorista, na noite desta sexta, Paulo Gustavo após ter apresentado sinais de melhora, evidenciou um agravamento do quadro clínico e por isso passou a ser tratado por Oxigenação por Membrana Extracorpórea (Ecmo).
“Optamos pelo início da terapia coadjuvante com ECMO, com o objetivo de permitir uma melhor recuperação da função pulmonar. Após o agravamento ocorrido, a situação permanece estável nas últimas horas”, afirmou a equipe médica de Paulo Gustavo.
- Santo André prorroga inscrições para editais da Lei Paulo Gustavo até 19 de setembro
- Covid-19 pode disparar anticorpos ligados a doenças autoimunes; entenda
- Filho atualiza estado de Carlos Alberto de Nóbrega, internado com covid-19
- Estudos revelam sequelas neurológicas da covid-19 mesmo em casos leves
O humorista está internado num hospital do Rio de Janeiro desde o dia 13 de março.
A Oxigenação por Membrana Extracorpórea (Ecmo) é um sistema de suporte ao paciente, que está com insuficiência respiratória grave. O tratamento não cura a covid-19, mas ajuda à pessoa a respirar melhor e oxigenar o sangue, o que é fundamental para a recuperação.
A Ecmo é diferente de um ventilador comum, que apenas fornece fluxo de ar aos pulmões. Ela trabalha como um pulmão adicional.