Invólucro: Série fotográfica exalta a beleza da diversidade humana

19/06/2014 19:32 / Atualizado em 06/05/2020 16:19

Invólucro é uma série fotográfica composta por vinte imagens que exaltam a diversidade humana e a beleza de pessoas com e sem deficiências.

Criada pela fotógrafa Marina Arruda Ribeiro, trata-se de um projeto em P&B que coloca pessoas com diferentes características, como síndrome de down, paralisia cerebral e albinismo, em um cenário com luzes e objetos, transmitindo um olhar sensível e delicado sobre o mundo ao nosso redor.

Coordenadora da equipe de fotógrafos na divisão de artes do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, Marina relata que o processo de produção da série foi muito intenso tanto para ela, quanto para os próprios modelos e que essa experiência fotográfica abriu portas para os deficientes se auto descobrirem como pessoas.

Sobre o trabalho
O revestimento, a segunda pele e suas significações, emergem como arena de conflitos existenciais, que em conjunto com a própria pele e as possibilidades de transformações do corpo agem como dispositivos protetivos capazes de reportar o indivíduo a sua dimensão originária.

Enaltecendo a crueza do olhar – que permite o trânsito entre o que está dentro e o que se apresenta por fora, confundindo essência e aparência, fantástico e concreto – o trabalho de Marina se apropria do conceito de Roland Barthe e trata a fotografia como feridas que colocam em xeque as presunções da objetividade, e expõe ao olhar mistérios acobertados por rígidas camadas de convenções sociais, que nascem, morrem e renascem por forças de sua própria beleza.

Sobre a autora
Com 24 anos, Marina graduou-se como fotógrafa profissional pela Escola Panamericana de Arte e encontrou nos dispositivos fotográficos um modo de registrar a vida e as experiências humanas, assim como suas intervenções no mundo.

Cursou Photographing People no International Center of Photography, em Nova Iorque, sob orientação de Harvey Stein, e Fotografia de Moda, na Faculdade Santa Marcelina, com Melissa Szymanki.

Em 2013 formou-se em Design pelo SENAC defendendo um trabalho de conclusão que analisa interceções entre fotografia, design e arte contemporânea. A fotógrafa também integrou a equipe da Fundação Bienal, em 2011 e 2012, e anteriormente assistiu os fotógrafos André Andrade e Monolo Moran.

Confira a série na íntegra:

 
 

 
 

 
 

Texto: Marcos Felinto
Edição: Biah Percinoto
Modelos: Andreza Cavalli, Mirella Floren, Felinto Dos Santos IV, Cibele Andaluz Dias, Rayane e David Santos
Maquiadores: Camila Irala Beauty Artist, Sulamita Dancuart e Mirella Floren
Colaboração: Marcos Felinto, Kica de Castro e Gabriela Franco