Joaquin Phoenix tem uma árdua tarefa em seu papel como Coringa
Em 2009, Heath Ledger recebeu Oscar Póstumo de Melhor Ator Coadjuvante pelo mesmo personagem; sua entrega foi motivo de debates sobre a causa de sua morte
Em 2008, quando fomos ao cinema assistir a “Batman – Cavaleiro das Trevas”, não imaginávamos que ali estaria o vencedor de uma estatueta do Oscar. Não é uma tradição da Academia premiar atores e atrizes em filmes de super-heróis.
Mas a construção do personagem Coringa, feita pelo ator Heath Ledger (1979 – 2008), foi além. Sombrio, original, intrigante. O ator criou novos traços para uma figurinha repetida das telonas, mergulhando na essência daquilo que queria passar aos telespectadores, o que lhe rendeu o Oscar Póstumo de Melhor Ator Coadjuvante, em 2009.
- Quando uma dor de cabeça pode ser sintoma de aneurisma cerebral
- Novo tipo de vacina promete combater a bronquiolite em bebês
- Ilhabela: tudo o que você precisa são esses 3 passeios
- Estas são as melhores dicas que você vai encontrar para visitar o parque Beto Carrero World
A duras penas, a personalidade enlouquecedora do Coringa de Heath Ledger foi moldada. À época de sua morte, em janeiro de 2008, a imprensa começou a dar sinais de que a entrega do ator à produção foi maior do que deveria ter sido.
Poucos meses depois do fim das gravações de “Batman”, Heath Ledger foi encontrado morto em seu quarto, por intoxicação acidental por remédios prescritos com efeito calmante e sonífero. Ele não estava bem psicologicamente, e muitos atrelaram sua condição psíquica à sua atuação.
O Coringa é um personagem fantasioso que passeia facilmente por problemas que atingem a população num geral nos dias de hoje: o bullying, o preconceito, a necessidade de ser feliz a todo e qualquer momento, a violência, a depressão, a solidão.
Imergir nessa realidade não é tarefa fácil. É necessário lidar com a dor de uma forma tão realista, que ator e personagem podem ser confundidos. A entrega pode render um Oscar, mas também pode deixar sequelas no estado emocional.
Não quero aqui discutir a real causa da morte de Heath Ledger, mas constatar que não é tarefa fácil.
E é por isso que Joaquin Phoenix, ator que dará vida ao personagem no filme “Coringa”, tem um tarefa árdua se quiser ter uma atuação tão memorável quanto à de Heath Ledger e levar uma estatueta para casa.
O trailer de “Coringa” foi lançado na manhã desta quarta-feira, 3, e já rendeu diversos comentários a respeito de Joaquin nas redes sociais.
Assista: