Jornal Nacional divulga perfil falso de ministro e pede desculpas
Ao final do programa, o apresentador William Bonner pede desculpas a Heleno e aos telepectadores
Nesta sexta-feira (22), o Jornal Nacional, da TV Globo, citou um perfil falso do general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional.
No início do telejornal, foi divulgada uma entrevista com Heleno, que apareceu afirmando “O que já está estabelecido é que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva contra a Venezuela. Porque é contra a Constituição e não é nosso pensamento”.
Logo após, William Bonner contextualizou o caso: “O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, disse agora há pouco, numa rede social, que o governo vai aguardar o desenrolar dos acontecimentos na Venezuela, repetiu que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva, mas afirmou: ‘Caso haja qualquer agressão à soberania do pais, iremos reagir baseados em preceitos constitucionais’. Fecha aspas”. Porém, a declaração foi publicada por um perfil falso do ministro.
- William Bonner se irrita com notícia falsa e explica ausência do Jornal Nacional
- O que é o Conselho da República citado por Bolsonaro nas manifestações
- Prefeitura de Sorocaba divulga estudo falso para defender kit covid
- Férias de Bolsonaro custaram R$ 2,37 milhões aos cofres públicos
Ao final do programa, o apresentador divulgou a errata: “Nós dissemos agora há pouco que o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, teria publicado numa rede social que o Brasil pode reagir a agressões à soberania do país. Mas o ministro esclareceu que a declaração não é de autoria dele e foi publicada num perfil falso. Por esse erro nós pedimos desculpas ao ministro e a você, telespectador”.
Confira o vídeo: