Juliana Alves critica pressão para emagrecer após se tornar mãe

Atriz posou só de calcinha e sutiã e falou sobre aceitação do corpo

21/08/2018 11:27 / Atualizado em 05/05/2020 11:43

Juliana Alves desabafou sobre a cobrança por ser magra após dar à luz
Juliana Alves desabafou sobre a cobrança por ser magra após dar à luz - Reprodução/Instagram

Juliana Alves usou seu perfil no Instagram, na última segunda-feira, 20, para fazer um desabafo sobre a pressão que sofre para emagrecer depois de ter dado à luz Yolanda, há 11 meses.

A atriz postou um vídeo em formato ‘boomerang’ usando apenas calcinha e sutiã, e comentou a respeito do processo de aceitação do seu corpo. Para a famosa, a glamourização da maternidade não está com nada.

“Me tornei mãe há 11 meses e desde então minha prioridade é minha filha. A maternidade era um desejo muito grande que hoje estou realizando. Me sinto muito grata e sou muito realizada por tudo que conquistei com meu trabalho e pela pessoa que me tornei. Humildemente, agradeço todos os dias e procuro não me envenenar com a ansiedade e nem com a angústia comum nos tempos de hoje. Tento. Acredito na importância de se viver intensamente casa momento e cada benção que a vida nos proporciona. Sou uma otimista. Por isso, quando me olho no espelho, vejo uma pessoa feliz, que se ama e respeita sua essência. Que ama suas raízes e respeita a natureza. Inclusive a maternidade me fez ter noção de como a natureza é perfeita. Incrível e extraordinária. Simplesmente a natureza. Entender isso e aceitar isso, me dá um chão, uma paz e um desprendimento… me proteje. Sou contra a glamourização da maternidade. Acho um desserviço o culto ao corpo sarado pouco tempo pós parto. A natureza do corpo da mulher que amamenta está a serviço da amamentação. Mesmo quando ela já trabalha e se cuida […]”, declarou.

Juliana também frisou que as pessoas ao redor da mulher que se tornou mãe devem respeitar suas condições, já que a prioridade é o cuidado do bebê e as diversas restrições que vêm com a nova responsabilidade.

“[…] Quando os bebês já estão com uma rotina estabelecida, após a introdução alimentar, fica mais fácil para a gente ter uma vida social mais ativa mesmo ainda amamentando. Em termos de tratamentos estéticos, existem várias restrições, para não prejudicar a saúde da neném. E está tudo bem se você se sente bem. As pessoas à volta da mãe recente têm que aprender a respeitar isso. E acho cruel, desumana e covarde a pressão em cima de mães em pleno puerpério. A amamentação e os cuidados com o bebê devem envolver os pais e quem estiver na rede de apoio. E essa rede de apoio é muito importante para a mãe também. Cada pessoa tem uma configuração. Cada uma com sua natureza, sua história e seu valor com tudo isso. Eu tenho pressa é de ser feliz e você?”, completou.

Yolanda é fruto do relacionamento de Juliana Alves com Ernani Nunes.

EMPODERAMENTO

Samara Felippo dá show de aceitação em post sobre seu corpo
Samara Felippo dá show de aceitação em post sobre seu corpo - Reprodução/Instagram

Em janeiro de 2018, Samara Felippo deu uma aula de autoestima e de aceitação da beleza natural ao publicar uma foto de sua barriga à mostra.

A atriz, que começou na vida artística ainda na adolescência, comentou sobre as pressões que sofreu ao longo da carreira para emagrecer.

“Comecei na TV aos 18 anos, a vida TODA lutei contra a balança, tomei remédios, tive efeito ‘sanfona’, fiz todas as dietas, entrei e saí de academia, sofria quando minha imagem na TV parecia ‘fora do padrão’, quando um diretor me pedia para emagrecer sem qualquer propósito, apenas para ficar ‘melhor’ no vídeo”, iniciou.

Em seguida, ela lembra de quando foi rejeitada por uma agência de modelos aos 16 anos por ter os quadris “largos demais” e das lipoaspirações que fez aos 26.

“Hoje olha pra trás e não me culpo, não me julgo. Fui apenas vítima das capas de revistas, da pressão da mídia, da obrigação de estar sempre ‘linda’, leia- a magra!”, avaliou a atriz.