Katy Perry reconhece que fez apropriação cultural várias vezes

Com um álbum recém-lançado, “Witness”, Katy Perry vem se preparando para uma turnê e participando de muitas entrevistas. Em meio a declarações sobre suas novas músicas e sobre a antiga briga com a Taylor Swift, a cantora também tocou em outro assunto que envolve controvérsia.

Em uma conversa com Deray McKesson, ativista do Black Lives Matter, Katy reconheceu que já fez apropriação cultural várias vezes. “Eu cometi alguns erros. Até no clipe de ‘This Is How We Do’, a maneira como deixei meu cabelo”, apontou.

Foi conversando com outras pessoas – em especial, com a artista Cleo Wade – que Katy começou a entender o que é a apropriação cultural. “Por que não posso usar meu cabelo assim? Ou qual é a história por trás de deixar o cabelo dessa forma?”, disse, “eu ouvi. Eu escutei. Eu não sabia. E eu nunca vou entender algumas coisas por causa de quem eu sou. Nunca vou entender, mas posso me educar [sobre elas]; e é isso que venho tentando fazer”.

Ela também deu como exemplo a sua performance no American Music Awards de 2013, na qual se vestiu de gueixa. “Mesmo na minha intenção de apreciar a cultura japonesa, fiz errado”, admitiu. “Às vezes, você precisa que alguém lhe diga com compaixão e amor: ‘ei, essa é a origem disso. Você entende?’. E não apenas um tapa, sabe? Porque às vezes, é difícil escutar esses tapas. O seu ego só quer dar as costas para eles”.

Na entrevista, que fez parte do podcast de Deray McKesson, “Pod Save The People”, Katy Perry também falou que suas amigas lhe ensinaram o verdadeiro significado da palavra ‘feminismo’, e, hoje ela se considera feminista. Veja o vídeo abaixo:

https://twitter.com/drugproblem/status/873738692661313536

Tradução: “Tenho orgulho da Katy Perry por ela reconhecer seus erros com a apropriação cultural. Ela está aprendendo“.

Embora muitas pessoas tenham elogiado a postura da cantora, outras também consideraram que o pedido de desculpas veio tarde:

https://twitter.com/Elizaeverafter/status/873944117960683524

Tradução: “então ela quer que a gente simpatize com o quão mal ela se sente por ficar rica com as mesmas coisas pelas quais somos ridicularizados?

https://twitter.com/JocelynDonna/status/873988962892873729

Tradução: “Não consigo engolir que a Katy Perry aprendeu com as apropriações culturais que ela já fez porque ela ainda está fazendo isso