Loja é acusada de usar modelos magras para roupas plus size
Consumidores também dizem que a empresa cobra mais por tamanhos maiores
Muitos consumidores estão furiosos com uma loja britânica nas redes sociais por usarem uma modelo magra para anunciar roupas plus size. Além disso, eles apontam que a empresa está cobrando mais por peças em tamanhos maiores.
Anyone else majorly offended that this is a 'plus size' bikini on a 'plus size' model?!?!?? no wonder girls think they are 'fat'. #boohoo pic.twitter.com/emNTfGKBpD
— Suz✨?? (@suzziiee_main) July 25, 2017
“Mais alguém bem ofendido que este é um biquíni ‘plus size’ em uma modelo ‘plus size’? É por isso que meninas pensam que estão ‘gordas’“.
Shook to the core at what Boohoo call 'plus size' models ??
— Pennie (@R_louisepennie) July 25, 2017
“Bem chocada com quem a Boohoo considera uma modelo ‘plus size’“.
Boohoo plus size models are actually so skinny how can they be classed as plus size ?
— K8lin (@tizkellin) July 25, 2017
“As modelos plus size da Boohoo são na verdade magras, como elas podem ser consideradas plus size?”
So @boohoo … is this a typo or do you actually have a size SIX modelling your plus range?? ? #boohoo #curve #wtf pic.twitter.com/laU5tdT305
— Holly? (@thot_hanks) July 24, 2017
“Então, Boohoo… Vocês cometeram um erro de digitação ou vocês realmente colocaram uma mulher tamanho P modelando para suas roupas plus size?”
A campanha Free to Be OK With Me também compartilhou dois prints do mesmo modelo de vestido em dois links da loja: um com tamanhos de P a G e outro na faixa plus size. O maior custava 5 libras esterlinas (aproximadamente R$ 20) a mais.
Why so blue? Because this @boohoo plus size dress IS FIVE WHOLE POUNDS more expensive than the main collection #fattax pic.twitter.com/0lCyq88atn
— Free to be OK… (@FreetobeOK) July 25, 2017
Quanto a isso, algumas pessoas argumentaram que o valor mais caro se justificava porque a empresa usaria mais tecido para fazer roupas grandes. Ao que a campanha respondeu: “então homens altos pagariam mais caro e os tipo mignon, menos, se fomos falar de tecido. Mas não; não no caso da Boohoo. Fazemos nossas pesquisas. É discriminação”.
Then tall should be charged more & petite less, if we're going on fabric, yet, no… not @boohoo. We do our research. It's discrimination.
— Free to be OK… (@FreetobeOK) July 27, 2017
Nesta semana, a Boohoo recebeu ainda mais críticas: ela lançou a campanha #AllGirls (“todas as garotas”, em tradução livre), falando que ela é sobre “inclusividade” e “girl power”. O problema é que os clientes não acharam que ela teve muita representatividade, não.
#ALLGIRLS has dropped and it's all about inclusivity and girl power, created by an ALL girl crew ?boohoo is for all girls #allgirls ❤ pic.twitter.com/HfL4HYer67
— boohoo.com (@boohoo) August 7, 2017
How can you POSSIBLY call this inclusive @boohoo? Where's the plus size / trans / disabled girls? You should be ashamed.
— Sophie Butcher ? (@sophiefbutcher) August 7, 2017
“Como você PODE chamar isso de inclusivo, Boohoo? Cadê as gaortas plus size, trans e com deficiência? Vocês deveriam ter vergonha”
I don't even get the point of their campaign ??
— Nicole ??? (@beaut1fulchaos_) August 7, 2017
“Eu não consigo nem entender o ponto da campanha deles”
I think you should call this #somegirls – certainly NOT inclusive.
— Sam Bugeja?Beautifie (@Sam_Bugeja) August 7, 2017
“Acho que vocês deveriam chamar isso de #Algumas Garotas – certamente NÃO foram inclusivos“.
Sabemos como funciona a indústria da moda: ela ainda é super regrada por padrões de beleza totalmente excludentes. Porém, nos últimos anos, o que não faltam são manifestações nas redes sociais apontando o quão problemático isso é – e muitos consumidores realmente boicotam marcas que não os representam. Esperamos que a Boohoo, entre tantas outras empresas, passem a ouvir seus clientes, e trabalhar para tornar a moda realmente mais acolhedora e diversa.