Mãe publica foto de sua cicatriz após realizar cesárea
A britânica Jodie Shaw decidiu compartilhar sua história e uma fotografia de sua cicatriz nas redes sociais após realizar uma cesárea. A imagem foi publicada com o intuito de esclarecer e desmistificar algumas questões que envolvem o parto natural e a cesariana.
Em seu relato, ela explicou que, mesmo tendo planejado um parto natural, acabou tendo que realizar a cesária por questões de saúde. No texto, ela critica o fato de que algumas mães têm sugerido que ter um filho por meio de uma cesariana não seria “dar à luz”.
- Mulher posta fotos nua em posições de ioga no Instagram
- Fisiologia da maternidade: ‘sinto orgulho do meu corpo’, diz mãe
- Fotógrafa posta foto com mancha de sangue em calça branca
- Jovem vence anorexia e posta ‘antes e depois’ para comemorar
“Eu obviamente não posso mudar a opinião das pessoas, mas decidi publicar essa imagem para fazer as pessoas entenderem que, apesar de nossos planos de parto, algumas vezes nós não temos escolha. Eu não tive escolha. Eu tinha um mioma do tamanho de um melão no colo do útero e placenta prévia, o que significa que eu não fiquei com uma cicatriz de cesariana normal. Mas, acredite ou não, eu dei à luz ao meu bebê“, escreveu a mãe.
“Por que você escolheria passar por uma grande operação com seis semanas de recuperação?“, pergunta ela. “Essa cicatriz me salvou de perder uma quantidade fatal de sangue e significa que meu bebê foi trazido a este mundo como deveria ser. Saudável e ileso, assim como eu“.
No blog do Birth Without Fear, a mãe ainda relatou o por que de sua cicatriz ser vertical. Ela explica que em sua primeira gestação também deu à luz por meio da cesariana. Por conta dos problemas enfrentados em sua segunda gravidez, os médicos não conseguiram “reabrir” a cicatriz que ela já tinha. Por isso, ela teve que apelar à cesariana “clássica”, método que envolve uma incisão vertical.
- Veja também: Mãe mostra como ficou seu corpo após cesárea