Mapa divide países a partir de estereótipos criados por pessoas de todo mundo

22/07/2015 09:19 / Atualizado em 06/05/2020 22:57

Mesmo que não seja a maneira ideal e nem a mais correta, as pessoas acabam definindo os países – que muitas vezes sequer conhecem pessoalmente – através de características que acreditam se destacar. Para provar isso, a empresa JWT Intelligence desenvolveu um estudo com mais de seis mil pessoas de 27 países.

O projeto denominado “Personality Atlas” redesenhou o mapa mundi baseado na percepção que as pessoas têm de seus próprios países e dos demais.

Dois mapas resultaram da pesquisa: o “Stereotype Map” (mapa de estereótipos) baseado em como as pessoas enxergam outros países e o “Introspection Map” (“mapa de introspecção”), baseado em como os próprios países se reconhecem.




Eis o resultado do “Stereotype Map” – como as pessoas enxergam os outros países:

Funlandia “(Divertolândia”) formado por países onde as pessoas consideram que há muita diversão. O Brasil, a Espanha e a Itália estão neste grupo.

Chillland (“Relaxolândia”) formado por países que as pessoas consideram destino para relaxamento e descanso. Tailândia e México formam este segmento.

Balancia (“Equilibrolândia”) formado por Austrália, Canadá, França e Finlândia a partir do estereótipo de serem equilibrados e disciplinados.

Spiritania (“Espiritualilândia”) com Egito, Arábia saudita e Paquistão devido a espiritualidade atribuída a estes países.

Smugville (“Arrogânciolandia”) Russia, Estados unidos e Reino Unidos por supostamente se tratarem de países repletos de arrogância e sentimento de superioridade.

Geniustan (“Geniópolis”) com apenas a China por conta de sua fama de inteligência e genialidade.

Uniformany (“Uniformolândia”) com Hong Kong, Alemanha e Japão devido a sua fama de viciados em trabalho.

Vanilla (“café com leite”) que são os países os quais as pessoas não sabem nada a respeito: Argentina, Colômbia, Índia, Coreia do Sul, África do Sul, República Tcheca, Indonésia e Cingapura

Veja o mapa completo aqui.