Marca transforma suástica em símbolo de amor e paz e é criticada
O tiro saiu pela culatra e uma marca de camisetas que tentou re-significar a simbologia de uma suástica, um ícone do nazismo, recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais. As informações são da BBC.
O objetivo da marca de camisetas KA Designs era transformar a suástica, por meio das cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBT, em uma imagem de paz e amor. Em várias culturas, antes da apropriação nazista do símbolo, a suástica era utilizada para representar boa sorte.
Pouco mais de 70 anos depois do final da Segunda Guerra, que deixou um rastro de milhões de mortos, a carga negativa da suástica faz parte de nosso imaginário. O resultado então foi uma avalanche de críticas à marca, que teve que criar às pressas uma nova estampa “antissuástica”, com um sinal de proibido antes do logo original.
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A companhia por trás da campanha da KA Designs alegou em uma entrevista à revista “Dazed and Confused” que a ideia era “compartilhar a beleza do símbolo desassociado do ódio que o persegue”. “A suástica está voltando, junto com a paz, junto com o amor, junto com o respeito, junto com a liberdade”, dizia a companhia em um vídeo publicado no Facebook, que acrescentava: “Introduzindo a nova suástica”.
Logo após o lançamento da coleção, os internautas foram ao Twitter reclamar sobre a marca e a campanha, chamada de “obscena”, “nojenta” e “ofensiva”. Uma instituição que combate o antissemitismo comentou: “Este é um uso ofensivo da imagem nazista. A moda não pode recuperar este símbolo de ódio”.
Após a polêmica, a marca não se pronunciou sobre a venda das camisetas.
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