Marcelo Dourado se desculpa por fala de ‘orgulho hétero’ no BBB10
"Nenhum hétero foi espancado até a morte por sua sexualidade, diferente da comunidade LGBTQIA+", disse o vencedor do reality show
Doze anos após vencer o BBB10, Marcelo Dourado pediu desculpas por uma fala homofóbica que aconteceu dentro do reality show. Na época, ele chegou a gritar “orgulho hétero” e “resistência heterossexual”, rebatendo a fala de Dicesar quando havia dito: “O mundo é gay!”.
“Não pretendo com esse vídeo a amizade nem a simpatia de ninguém. Apenas reparar um erro histórico que eu falei e reconhecer o meu erro, que pode ter sido interpretado como uma fala preconceituosa”, disse Dourado no vídeo.
O professor de luta ainda disse que não pensa mais da mesma forma de quando esteve no programa, e se mostrou preocupado com o fato das imagens circularem até hoje na internet.
- Homem que morreu de câncer deixa carta de despedida emocionante à família
- BBB 23: Bruna e Fred pedem desculpas à produção do reality
- ‘O Brasil está vendo’, diz Key após acusar MC Guimê de jogo sujo no BBB 23
- BBB 23: jogada de MC Guimê repercute e rende memes nas redes sociais
“Rola um vídeo meu de tempos em tempos na internet, onde eu falo “orgulho hétero” e “resistência heterossexual’, que foi dito dentro de um reality show, sob condições isoladas e específicas, eu sofrendo muita pressão psicológica e provocações diárias dos meus adversários. Mas nada disso apaga o fato de que eu era um cara muito mais ignorante do que sou hoje. E eu não percebi ali na hora que a frase que o meu adversário falava, ‘o mundo é gay’, era uma frase de inclusão”, explicou.
“Na minha cabeça limitada, eu pensava que era uma frase afirmativa, genérica. Eu não percebi a importância daquilo para as pessoas que estão envolvidas nessa comunidade e que são constantemente vítimas de violência. A resistência pertence as minorias, e nenhum hétero foi espancado até a morte por sua sexualidade, diferente da comunidade LGBTQIA+. No Brasil existem casos gravíssimos…. Ficar contra essas causas vai contra a história da minha família e contra o meu legado, de filho de refugiados. Na minha cabeça, todos devem ser respeitados igualmente”, prosseguiu.
O ex-BBB ainda mandou um recado para quem esteve na torcida por ele na época: “O meu jeito bruto pode ter confundido pessoas que torceram por mim achando que o que nos unia era o preconceito, que eu abomino. Se você torceu por mim achando que o nos une é preconceito, quero distância. Quero nas minhas relações pessoas com empatia, que respeitem a dor do outro, mesmo a gente não entenda. (…) A vida de cada um, só diz respeito a cada pessoa”.
Acompanhe todas as notícias do BBB 22 na nossa página especial.