Mattel explora a diversidade ao lançar Barbie para homenagear 1ª diretora negra indicada ao Oscar

Em seus mais de 50 anos de existência, a Barbie já teve muitas edições especiais homenageando mulheres ícones de beleza e da moda. Em 2015, a Mattel, empresa fabricante da boneca, mudou bastante sua abordagem ao criar propagandas em apoio ao feminismo incentivando meninas a escolherem as mais variadas profissões.

Ainda em abril deste ano, a empresa anunciou o lançamento da coleção “Sheroes” mistura de “she” (ela) com “heroes” (heróis). A intenção foi destacar as heroínas que inspiram meninas a quebrarem barreiras e a expandir as possibilidades de se tornarem grandes mulheres do futuro. As escolhidas para fazer parte da edição foram a atriz Emmy Rossum, a ex-editora chefe da revista Lucky Eva Chen, a atriz Kristin Chenoweth, a garotinha de cinco anos Sydney “Mayhem” Keiser, a cantora country Trisha Yearwood e Ava Duvernay, diretora do longa “Selma”, que concorreu ao Oscar de melhor filme em 2015.

Usando calça jeans, blusa gola rolê preta, tênis e maravilhosos dreads nos cabelos, a boneca da cineasta Ava causou tanto rebuliço entre os fãs, que ganhou uma petição para que fosse vendida separadamente em edição limitada. A Mattel atendeu aos pedidos e a boneca já pode ser adquirida por US$ 65 no site da empresa em embalagem que inclui inclusive a cadeira da diretora.

“Ela é uma Barbie de pé no chão, usando jeans, sentada em sua cadeira, esperando para falar ‘ação’”, disse Ava em entrevista à Vanity Fair.

Ainda falando da Mattel, recentemente a empresa inseriu pela primeira vez em sua história, um menino no comercial da Barbie para divulgar a parceria com a grife Moschino.