Maurício Mattar passa mal e é internado às pressas em SP

ATUALIZAÇÃO: Diferente do que informou a assessoria de imprensa, Maurício Mattar teve, sim, um infarto e passará por cateterismo nas próximas horas

16/12/2019 11:33

(*) ATUALIZAÇÃO: Diferente do que informou a assessoria de imprensa, Maurício Mattar teve, sim, um infarto e passará por cateterismo nas próximas horas.

Maurício Mattar passou mal após ter um pico de pressão alta, no último domingo, 15, na cidade de Bauru, interior de São Paulo (SP). O ator cumpria agenda de trabalho e precisou ser internado para fazer exames.

Maurício Mattar passpu mal e precisou ser internado às pressas
Maurício Mattar passpu mal e precisou ser internado às pressas - Reprodução/Instagram

De acordo com a jornalista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, o famoso teria sofrido um infarto, o que foi desmentido pela assessoria de imprensa de Mattar.

“O Maurício não infartou”, garantiu sua equipe ao Observatório dos Famosos. “Ele estava fazendo um trabalho em Bauru, interior de São Paulo, não se sentiu bem, procurou um atendimento hospitalar e foi detectado um quadro de pressão alta”, completou.

Agora, Maurício espera os resultados dos exames, mas segue estável, lúcido e conversando.

Após ser atendido, Mattar fez um post reflexivo nas redes sociais:

https://www.instagram.com/p/B6Htmb9Frvy/

A cada 10 pessoas com pressão alta, 9 não sentem nada

Você sabia que a pressão alta é um mal silencioso que pode levar à morte? Como a hipertensão arterial é geralmente assintomática, conhecer melhor a doença pode evitar muitos problemas futuros.

Segundo o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas), de São Paulo, de cada dez pessoas com pressão alta, nove não sentem nada – ou seja, não percebem nenhum sintoma.

Como a doença age?

A pressão alta é a contração dos vasos sanguíneos que prejudica o bombeamento do sangue pelo coração. Ela é diagnosticada quando os valores de pressão são maiores ou iguais a 14 por 9, em diversas medições. Além de genéticos, os fatores que levam à doença podem ter origem ambiental, dependendo dos hábitos de vida.

Quais são os fatores de risco?

Quem tem sobrepeso ou obesidade, além de diabetes ou colesterol alto, tem mais chance de adquirir pressão alta. Consumir muito sal também leva à doença — portanto, é indicado não só maneirar no saleiro, como também evitar alimentos processados, como molhos prontos e enlatados em geral, que costumam apresentar elevados níveis de sódio. Sedentários, fumantes ou pessoas que bebem muito também correm riscos.

Os pacientes que sofrem de hipertensão precisam seguir com rigor a medicação prescrita pelo médico. Além disso, adquirir hábitos de vida mais saudáveis — como consumir no máximo cinco gramas de sal por dia, controlar o peso e praticar exercícios – é a chave para manter distantes os males causados pela doença.