Menino protagoniza comercial da Barbie pela primeira vez desde criação de boneca

16/11/2015 11:36 / Atualizado em 07/05/2020 01:13

Carrinhos são brinquedos para meninos e bonecas são brinquedos para meninas, certo? Quem disse? Bem, por mais que não haja nada oficial especificando estas definições de gênero, as pessoas crescem “amarradas” a estereótipos como estes. Por isso é que o novo comercial da boneca mais famosa do mundo, a Barbie, está dando o que falar.

Desde que foi criada em 1959, a boneca sempre apareceu em comerciais e propagandas em revistas na companhia de meninas. Mas agora, um vídeo de divulgação da parceria feita entre a Mattel e a grife Moschino, inova ao quebrar o senso comum adicionando um menino na equação.

As imagens mostram crianças – duas meninas e um menino – falando sobre a boneca que está vestida com peças da marca italiana da cabeça aos pés. “Barbie Moschino, tão poderosa!”, diz o garotinho.

Assista!

https://www.youtube.com/watch?v=TULVRlpsNWo

A Mattel tem adotado uma postura inovadora em suas propagandas. Um outro comercial veiculado recentemente apostou em uma estratégia feminista e inovadora para divulgar a boneca Barbie nos Estados Unidos. Na nova campanha ‘Imagine The Possibilities’ (‘Imagine as possibilidades’, em português), a nova linha dos brinquedos aparece em situações reais como professoras, paleontólogas, treinadoras de futebol americano, veterinárias e empresária.

Ao final da propaganda, uma mensagem diz que quando uma menina brinca com Barbie, imagina tudo que pode se tornar. A ideia é mudar a imagem de futilidade da boneca, associada mais a salões de beleza e shoppings centers do que laboratórios e escritórios.