Michelle Obama defende direito das mulheres em discurso emocionante no Oriente Médio

Por: Fernanda Miranda

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, fez um discurso emocionante em defesa ao direito à educação de mulheres durante a abertura da sétima edição do WISE, um dos principais congressos de educação do mundo.

“Se realmente queremos ter meninas em nossas salas de aula, precisamos ter um diálogo honesto sobre como vemos e como tratamos as mulheres em nossas sociedades (…) incluindo a minha”, declarou Michelle no evento que começou na quarta-feira (4), em Doha, no Catar.

Michelle e sua família na Casa Branca

Segundo ela, se ainda existem meninas fora da escola é porque a sociedade vê a mulher como cidadã de segunda classe.

“Nossa sociedade deve ser capaz de superar as tradições milenares que oprimem as mulheres. Vocês são especialistas em seus respectivos governos, mas têm que ser pontas de lanças para mudar a mentalidade e abrir um debate sobre como as mulheres são vistas na sociedade”, afirmou.

Michelle falou durante quase 25 minutos na presença de um público lotado de líderes políticos. “Não é casual que tenhamos alcançado a paridade (entre meninos e meninas) no ensino primário, mas não no ensino médio. Quando as meninas são pequenas são vistas como meninas, mas na adolescência se transformam em mulheres e em objeto de discriminação da sociedade, que têm a ver com gênero, e começam a estar atrasadas na educação”, disse.

Para a primeira-dama, as inclusão de meninas nas escolas e de mulheres no mercado de trabalho devem caminhar juntas. “Precisamos que os homens olhem ao redor nas suas respectivas instituições e se perguntem: onde estão as mulheres na chefia?”

O congresso, realizado entre 3 e 5 de novembro, reúne mais de dois mil especialistas de todo o mundo – entre acadêmicos e políticos – para debater ações que contribuam para inovar na educação.