Modelo aponta a falta de representatividade negra na moda

Nyadak Thot – mais conhecida por Duckie Thot – é uma das modelos que participaram do reality show Australia’s Next Top Model. Recentemente, ela chamou a atenção de todo mundo com um post no Instagram sobre o seu cabelo natural, e iniciou uma discussão sobre representatividade negra e racismo na indústria da moda.

Nyadak “Duckie” Thot

No seu post, Duckie relembrou uma sessão de fotos que fez no Australia’s Next Top Model. “Em um dos episódios, eles tiveram que trançar o meu cabelo. Eu fiquei extremamente chateada e envergonhada [pela equipe] ‘não saber’ como trançar o meu cabelo natural, quando esse é o trabalho deles. Eu me sentei em frente ao espelho e chorei silenciosamente antes da sessão, trançando o meu próprio cabelo”, ela disse. “Todas as outras modelos tinham cabeleireiros. Eu estava com muito medo de ser eliminada por alguns ‘cabeleireiros’ não saberem fazer o seu trabalho”.

Duckie chegou a receber muitas críticas nas redes sociais por causa do seu ganho de peso, cor da pele e tipo de cabelo. Em entrevista à Teen Vogue, ela apontou: “nós, mulheres negras, não fomos ensinadas sobre como cuidar dos nossos próprios cabelos – só nos ensinaram a escondê-los. Eu acho que empresas, a mídia, cabeleireiros e a própria indústria são os culpados. Eles não se esforçaram para assegurar que mulheres negras sejam cuidadas na sua forma mais natural. Se você realmente pensar nisso, são as mulheres negras no YouTube que realmente dão apoio, com seus vídeos ensinando a cuidar de cabelos naturais. Acho que [a indústria] realmente deveria começar a investir em nós”.

Na entrevista, ela ainda observou que quando começou a trabalhar como modelo, percebeu que não havia mulheres negras sendo representadas na Austrália. E isso a motiva para se tornar uma inspiração. “Mulheres negras, em geral, precisam [ser representadas] da mesma maneira que as outras mulheres. Isso precisa acontecer já!”.