Modelo do Sudão do Sul critica modo como maquiadores cuidam da pele negra
A modelo Nykhor Paul, 25 anos, do Sudão do Sul, publicou uma crítica ao mundo das passarelas em sua conta numa rede social. Em um texto direcionado às “queridas pessoas brancas do mundo da moda”, a jovem falou sobre o despreparo dos maquiadores profissionais em cuidar da pele negra. As informações são do “Daily Mail”.
Nykhor já desfilou para grifes como Vivienne Westwood, Balenciaga e Rick Owens, e fez campanha para Louis Vuitton. Segundo ela, o tratamento dado às modelos brancas é diferenciado, pois elas não precisam levar a própria maquiagem para o camarim antes do desfile. Após compartilhar o texto, a modelo recebeu o apoio de muitos seguidores.
Ela reconhece que as modelos negras são menos chamadas para os desfiles e não acredita que isso sirva como justificativa para os maquiadores chegarem despreparados, sem uma pesquisa prévia ao trabalho. “Não tentem me fazer me sentir mal porque eu sou negra. É 2015 e Mac, Bobbi Brown, Make Up For Ever, Iman Cosmetics, Black Opal e até Lancôme e Clinique já foram além. Hoje existem tantas opções para a pele negra por aí!”, protestou.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Mãe de menino que teve rosto tatuado em desconhecido sofre ataque racista
- Torcedor do Flamengo é preso após beijar repórter ao vivo
- Vinho e chocolate: experiências em dois museus do World of Wine
Paul já usou a rede social para criticar a indústria da moda outras vezes, como para apontar a falta de diversidade nos desfiles. “Nós precisamos de mais modelos negras no mundo da moda. E, por favor, não cubram a minha beleza natural”. A modelo também é ativista da causa sudanesa e criou a campanha “We Are Nilotic”, em 2014, para alertar sobre a violência da guerra civil que assola seu país de origem.
Veja mais: