Movimento feminista espalha cartazes de seios nus por São Paulo

Pôsteres em preto e branco com mamilos femininos e masculinos nus estampam os muros de São Paulo. No estilo lambe-lambe, os cartazes chamam a atenção de quem transita pelo Largo da Batata, em Pinheiros, ou pela Praça XIV Bis, na Bela Vista. Nas fotos das 12 pessoas voluntárias e anônimas, entre elas uma transexual e uma senhora de 65 anos, não aparecem rostos.

As imagens fazem parte do movimento de uma dupla de feministas, que tem como objetivo questionar os tabus relacionados ao corpo feminino. Em entrevista ao site ‘O Globo‘, Letícia Bahia, uma das idealizadoras do projeto “Mamilo Livre“, afirma: “A Constituição diz que homens e mulheres são iguais e possuem os mesmos direitos. Então por que os homens podem andar sem camisa sem problemas e as mulheres não, podem até ser presas por isso?”.

Pôsteres mamilos femininos e masculinos nus estampam os muros de São Paulo

Os seios femininos no Brasil têm sido alvo de muita discussão após incidentes envolvendo mulheres repreendidas por amamentar em público. Para Letícia Bahia, que também é psicóloga e blogueira, essa questão vai além do direito à amamentação, pois qualquer mulher deveria poder andar livremente cobrindo ou não os seios. Portanto, a proibição da nudez é mais uma forma de machismo.

O trabalho foi feito em parceria com a fotógrafa Julia Rodrigues, que criou um projeto para testar a censura do Facebook com fotos com diferentes graus de nudez. As duas fizeram uma pesquisa jurídica e concluíram que não podem ser processadas ou presas por ferir a sensibilidade pública com seus pôsteres. Também não podem ter as fotos retiradas das paredes devido à lei Cidade Limpa.

Os cartazes foram espalhados por São Paulo