Mulheres abusivas: é provável que você já tenha sido uma
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela
A gente fala muito sobre relacionamentos abusivos e como os homens seguem esse padrão com as mulheres. Porém, você pode se perguntar (e com certeza tem muitos exemplos disso) se o sexo feminino também pode ser abusivo. Será que existem mulheres abusivas?
A resposta para essa pergunta é simples: sim. Mulheres abusivas são tão comuns quanto homens abusivos. A diferença é a origem desse abuso: para os homens, é um ensinamento cultural de que eles são superiores às mulheres; para nós, isso surge muito da ideia de competição e rivalidade feminina, um resquício do tempo em que precisamos nos provar melhores do que as outras para conseguir um marido. Mas, é claro, há aquele ditado: pessoas babacas serão babacas independentemente de qualquer coisa, e isso não é diferente com as mulheres.
É por isso que a gente defende que nenhuma mulher é obrigada a amar todas as outras. O feminismo não funciona assim. Ele defende que homens e mulheres sejam vistos como iguais e vive sobre os pilares da sororidade: precisamos aprender a respeitar e não julgar outras mulheres para promover essa visão de igualdade.
- Se você acha que Porto Seguro é só praia, está perdendo muito; Confira
- É superalimento que você quer? Compre Maca Peruana com até 36% de desconto
- Como identifico que estou sofrendo abuso psicológico?
- Projeto forma vítimas de violência doméstica para trabalhar na construção civil
Mas, então, o que são e o que fazem essas mulheres abusivas? Vamos aos pontos principais:
1. Humilham e ridicularizam
Seja em público ou entre quatro paredes, se uma mulher humilha e ridiculariza você, ela está sendo abusiva. Pense na sua mãe, que vive reclamando do seu peso e falando que você ‘come demais’ nos almoços em família, ou então naquela chefe que faz piada com as suas roupas no dia de uma reunião com os clientes.
2. Mandam e ameaçam
As mulheres abusivas vivem mandando e ameaçando os outros. Elas não aceitam opções: ou você faz o que ela quer, ou vai sofrer as consequências. Um bom exemplo é quando a sua chefe diz que você tem que ir à reunião, caso contrário vai pensar duas vezes sobre a sua função na empresa. Ou aquela amiga que diz que você precisa ir à festa, se não ela nunca mais fala com você.
3. São possessivas
Continue lendo aqui: Mulheres abusivas: é provável que você já tenha sido uma
- Leia também: