Murilo Couto faz piada com atropelamento de ciclistas
Entidades publicaram notas de repúdio
Em apresentação, o humorista Murilo Couto fez piada sobre atropelamento de ciclistas, além de zombar das roupas de ciclismo e das posições ao pedalar. “No caso de ciclista, eu dou razão ao motorista de ônibus que atropela”, disse.
Assista a um trecho da apresentação.
A União de Ciclistas do Brasil (UCB) publicou uma nota de repúdio a discursos que incentivem a violência. “Ficamos alarmados que uma pessoa pública estimule que um motorista possa vir a ferir ou matar um ciclista.”
“Acreditamos na liberdade de expressão como princípio fundamental da democracia, mas é inadmissível a expressão de discursos que incentivem o ódio e a violência contra quem quer que seja”, diz a nota da UCB.
A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) questionou a zombaria com uma questão de “tragédia humanitária”.
“Nos últimos 10 anos, quase 14 mil ciclistas tiveram suas vidas ceifadas por motoristas de ônibus, automóveis e caminhões nas estradas, ruas e avenidas de todo o Brasil. Mortos no trânsito, em geral, somam em média mais de 50 mil pessoas por ano.”