Na Austrália, moradores vivem em cavernas por conta de altas temperaturas

Por: Catraca Livre

Para se adaptar a climas, culturas e países diferentes, às vezes, é preciso mudar o estilo de vida e hábitos que estamos acostumados no nosso dia-a-dia.

Em Coober Pedy, uma cidade de mineração no nordeste da Austrália, as temperaturas desérticas no verão, chegam a atingir cerca de 48,8 º C. Por conta desse clima que chega a ser insuportável, tanto no verão, quanto no inverno (temperatura extremamente fria), quase 2 mil moradores decidiram construir suas casas em baixo da terra.

Família em convivência

Dentro de antigos lugares que serviam para escavação de opala, um tipo de minério, os habitantes podem viver na sombra e com água fresca. Ninguém precisa de ar condicionado ou sistemas de aquecimento, já que a temperatura se mantém em um ambiente agradável.

Por dentro, é como qualquer outra casa. Há cozinha, cômodos, sala de estar e jantar. O inusitado é que se o morador quiser expandir o seu espaço, basta pegar uma pá a qualquer momento e cavar o quanto quiser.

A solução simples deu tão certo que, atualmente, os moradores estão construindo uma cidade de baixo da terra. Nas cavernas de Coober Pedy, já existem hotéis, hostels, igrejas, bares e shoppings. Veja as imagens: