Negging: o machismo disfarçado de flerte

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela

Entenda o que é o Negging

Numa sociedade em que as mulheres são criticadas pela autoestima saudável, pela confiança e pelo amor próprio (criticadas por homens, claro), era de se esperar que houvesse uma “técnica de flerte” (com muitas aspas) que fizesse uso de um mecanismo para baixar a autoestima feminina (ainda mais): é o chamado negging.

Você talvez nunca tenha ouvido o termo, mas com certeza já sofreu com ele. Sabe quando o cara chega em você falando que o seu cabelo é lindo, mas que precisa de uma hidratação? Ou que você poderia ser modelo se perdesse um pouco de peso? Ou que você passa tanto batom, que nem tem vontade de te beijar? Pois bem, isso é negging.

Se ainda não ficou claro o que o termo significa, a gente explica melhor. Negging é uma ‘estratégia de sedução’ em que um homem ofende uma mulher para desarmá-la. Segundo as nossas pesquisas, essa é uma ideia criada para lidar com a competição diante de mulheres bonitas – e que na teoria sabem que são bonitas. O ‘pretendente’ a critica de alguma forma para que ela saia do seu pedestal de mulher bonita e fique atraída pelo cara que não dá atenção para a sua aparência.

É um jogo mental. Ele tenta rebaixá-la para conquistar a sua atenção e o seu amor. No fundo, não deixa de ser uma maneira de ferir a autoestima de uma mulher para ela acreditar que precisa da aprovação dele para ser feliz e se sentir amada.

A ideia basicamente é: você está no bar, se sentindo linda, e chega um cara do seu lado. Ele logo solta a seguinte frase: ‘essa roupa é bonita, mas ficaria melhor se você tivesse uns quilos a menos’. Você fica confusa, tenta entender porque ele falou isso e se sente atraída por ele porque você quer que ele te aprove.

Esse, claro, é o cenário ideial do negging, que começou a dar as caras lá em 2014. O conceito foi criado por Julien Blanc, um homem que enfureceu a população feminina mundial por se chamar de ‘especialista na arte da sedução’, mas que fez uso de técnicas de abuso e assédio para as suas aulas de conquista. Ou seja, não fosse ruim por si só, o negging já nasceu errado.

O negging é uma porta de entrada para o relacionamento abusivo

Continue lendo aqui: Negging – A babaquice disfarçada de flerte

  • Veja também:

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3