Netflix decide retirar cena de suicídio de ’13 Reasons Why’
Médicos e entidades ligadas ao suicídio elogiaram a atitude da plataforma de streaming
Após orientações de médicos especialistas e entidades filantrópicas, a Netflix decidiu remover a cena de suicídio explícito que acontece na primeira temporada da série “13 Reasons Why”, um seriado original da plataforma de streaming.
’13 Reasons Why’ provocou aumento de buscas sobre suicídio na época do lançamento
A conta oficial da Netflix americana divulgou uma nota na madrugada desta terça-feira, 16, anunciando a decisão:
“Nós ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why encorajou-os a falar sobre assuntos difíceis como depressão e suicídio, e a procurar ajuda, pela primeira vez. Nos preparando para lançar a terceira temporada este ano, nós estivemos cientes do debate em relação à série.
Seguindo o conselho de experts médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, médica chefe da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio, decidimos, com o criador Brian Yorkey e os produtores, cortar a cena em que Hannah tira sua própria vida na 1ª temporada”.
Spoiler alert
Se você já assistiu à série, sabe que no final da primeira temporada, há uma cena explícita de suicídio, em que a personagem principal Hannah Baker (interpretada pela atriz Katherine Langford), após sofrer bullying e ser estuprada por um colega da escola, decide tirar a própria vida numa banheira.
Nas cenas, a menina aparece cortando os próprios braços, enquanto o seu sangue escorre dentro da banheira. À época do lançamento da série, diversas entidades ligadas à prevenção do suicídio se manifestaram contra a polêmica cena, afirmando que a imagem poderia induzir e incentivar outros jovens a fazerem o mesmo.
Precisa de ajuda? Procure o CVV
Está passando por um momento difícil? Ligue 188. As ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV) agora são gratuitas em todo o país. Você não precisa se identificar. Acesse cvv.org.br.
Risco de suicídio: prevenção, como identificar e onde buscar ajuda