Novo estudo sugere que tirar selfie está ligado à felicidade
Em 2013, “selfie” foi eleita pelo dicionário Oxford como “a palavra do ano”. Muita gente ficou decepcionada com a escolha – mas não tem como negar que com celular cada vez mais modernos no mercado, tirar fotos de si mesmo é um hábito cada vez mais comum.
O lado bom disso é que a selfie está ligada à felicidade. Pelo menos, é isso que sugere um estudo publicado na Psychology of Well-Being. Pesquisadores reuniram 41 estudantes e pediram a eles que baixassem um aplicativo em seus smartphones e anotassem como andava o seu humor por quatro semanas. Os jovens foram divididos em três grupos: o primeiro deveria tirar uma selfie sorridente todo dia; o segundo deveria fotografar coisas que os deixassem felizes; o terceiro deveria fotografar coisas que fizessem outras pessoas felizes, e também tinham de mandar essas fotos a essas pessoas. No final, todos os três grupos sentiram-se melhores, em geral.
Quem teve de tirar selfies sorridentes, particularmente, percebeu que o seu humor mudou; segundo o estudo, isso aconteceu “devido a se sentirem mais confiantes, confortáveis ou criativos”. Em geral, a resposta foi bem positiva. “Conforme os dias passavam, eu me sentia mais confortável em tirar fotos de mim mesmo”, disse um dos jovens. “Se você sente-se bem sobre si mesmo, então uma selfie é um bom jeito de capturar isso”.
- Novo estudo sugere nutriente que reduz espinhas significativamente
- Estudo faz nova descoberta sobre a questão genética do Alzheimer
- Estudo inédito de Bristol revela qual seria a fórmula da felicidade
- Nova York é destino para ir em qualquer época do ano
Porém, alguns participantes ficaram um tanto estressados por terem de sorrir em todas as fotos. Além disso, 41 pessoas ainda é um grupo muito pequeno para termos uma resposta 100% conclusiva sobre o efeito das selfies sobre o nosso bem-estar. Ainda assim, na próxima vez que alguém lhe fizer uma crítica por estar tirando uma selfie, você já sabe o que responder.