O que acontece com a Ivana de ‘A Força do Querer’?
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela.
Ivana é aquela personagem de “A Força do Querer”, novela das 21h da Globo, que está chamando a atenção cada dia mais, porque ninguém sabe dizer o que está acontecendo com ela. Quem viu o episódio da última quinta-feira, dia 11, viu o desespero da personagem ao comentar com a psicóloga que não sente que o seu corpo represente quem ela é, e pergunta se a profissional acha que ela seja gay.
O primeiro ponto que precisa ficar claro sobre Ivana é que a sua questão não envolve a sexualidade. É uma situação muito mais profunda, porque ela não se identifica no próprio corpo. Ela olha no espelho, vê um corpo de mulher e não sente que esse corpo representa quem ela é de verdade e o que ela pensa de si mesma. É um conflito de identidade.
https://twitter.com/JuniiorDiniz/status/862850863911632896
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Ivana é transexual. Isso significa que ela nasceu com o corpo de mulher, mas se identifica como homem. É quase como se houvesse uma confusão na fábrica e, na hora da montagem do indivíduo, ela tivesse recebido um corpo diferente do gênero com o qual ela se identifica. Parece muito mais complicado do que é verdade, mas a mente de Ivana pensa uma coisa, e o corpo dela mostra outra. Em uma comparação muito mais simplificada, pense em uma pessoa brasileira, que nasceu e morou no Brasil a vida toda, mas só fala francês quando abre a boca. Existe um conflito entre o que ela pensa, e o corpo que ela ganhou no nascimento.
O sofrimento da personagem é totalmente justificável por isso. Não tem nada a ver com atração física – ela gostar de homens ou mulheres não influencia na forma como ela se vê e se identifica como pessoa.
Transexualidade não é uma doença mental
Diferentemente de uma depressão ou de uma esquizofrenia, a transexualidade não é uma doença que pode ser curada ou tratada. É algo mais profundo do que isso. Como “curar” uma pessoa que não se identifica com o próprio corpo?
Continue lendo aqui: O que acontece com a Ivana de A Força do Querer?