O que aconteceu com torcedor dos EUA detido por usar braçadeira do arco-íris?
Esse não foi o primeiro protesto contra a criminalização da homossexualidade que aconteceu na Copa do Mundo no Catar
Um torcedor dos EUA, que acompanhava a partida do seu país contra o Irã na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo no Catar, foi detido pela segurança local por usar uma braçadeira com as cores do arco-íris.
O torcedor dos EUA estava na arquibancada, não fez nenhum tipo de intervenção no jogo, e ainda assim foi detido pelos seguranças do Estádio Al Thumama e retirado de lá.
As cores do arco-íris são um símbolo do movimento LGBTQIA+ , que é proibido no Catar e passível de prisão aos cataris.
- Jogador iraniano é condenado a enforcamento por apoiar mulheres
- Morre segundo jornalista durante a Copa do Mundo do Catar
- Argentina vence Holanda nos pênaltis; veja reações
- Governo do Catar aciona embaixada do Brasil sobre detenção de Fábio Rabin
Essa não foi a primeira vez nessa Copa do Mundo que um torcedor, se utilizando das cores do arco-íris, é detido e retirado do estádio.
No jogo desta segunda-feira, 28, entre Portugal e Uruguai, um torcedor invadiu o campo com uma bandeirinha do arco-íris em mãos. Além da bandeira em homenagem à comunidade LGBTQIA+, o torcedor vestia uma camiseta em que estava escrito “respeitem as mulheres iranianas” na frente e “salve a Ucrânia” atrás. Ele também foi detido e retirado do estádio.
Protestos na Copa foram barrados
As sete seleções europeias que planejavam utilizar a braçadeira “One Love” (Um Amor) nos jogos da Copa do Catar desistiram do protesto e anunciaram que não entrariam mais em campo com o adereço nos braços dos capitães.
Confeccionada com as cores do arco-íris, a faixa é um símbolo que demarca apoio à inclusão e a luta contra a LGBTfobia. A decisão de voltar atrás acontece após pressão por possíveis sanções no campeonato.
Diante da situação, as federações divulgaram um comunicado oficial em que ressaltam o medo de os atletas serem penalizados por problemas de disciplina, caso realmente passassem a usar o adereço personalizado.
Inglaterra encontra maneira de protestar
Em sua estreia na Copa do Mundo do Catar, na manhã de 21 de novembro, a Seleção da Inglaterra encontrou uma maneira de burlar a norma da Fifa que proibiu os times de usarem a braçadeira ‘One Love’ com as cores do arco-íris em protesto contra a criminalização da homossexualidade no país-sede da Copa.
Segundos antes da partida contra o Irã começar, todos os jogadores da Inglaterra se ajoelharam no meio do Estádio Internacional Khalifa, contra a homofobia. Assista ao momento aqui.