O que há por trás da romantização do Joe, na série You

Atenção: alerta de spoilers!

Por Superela
18/01/2019 17:31

Você provavelmente já ouviu falar da série You,  disponibilizada no final de 2018 na Netflix que chegou levantando uma polêmica: a romantização do personagem Joe. Mas caso você ainda não tenha assistido, eu vou te contextualizar.

Joe, que é vivido pelo ator Penn Badgley, é um psicopata e assassino, que não mede consequências para ficar com Beck, interpretada pela atriz Elizabeth Lail. Ele é um stalker que descobre tudo da vida dela através da observação das suas redes sociais e do seu dia a dia.

Aos poucos, ele se aproxima de Beck e ambos desenvolvem um relacionamento recheado de juras de amor, perseguição, invasão de privacidade e até assassinatos. Como seria possível então a romantização de um personagem que é capaz de tirar vidas a fim de tentar obter o completo domínio da pessoa que ele diz amar?

O real problema da romantização do Joe na série You

1. Trata-se de uma ficção com personagens construídos não ao acaso

Bom, primeiro quero fazer uma análise da série em si e dos seus personagens. Joe, apesar de violento e perigoso, é muito carismático (como tantos outros psicopatas da vida real). E acredite, o seu carisma não foi inserido por acaso ou a série seria muito óbvia, não é mesmo? Ele é um cara que se apaixona, acredita no amor e já teve seu coração partido antes. Assim, é impossível não se identificar um pouco com o mesmo.

Há também a ideia de que Joe realmente acha que está fazendo algo bom. Ele realmente acha que matar um cara que trata a Beck apenas como uma transa seria a melhore forma de protegê-la. Além disso, ele protege e cuida de Paco, um menino que mora ao lado da sua casa, cuja mãe é negligente e dependente química e cujo padrasto é extremamente agressivo.

É, Joe não é de todo mal.

Continue lendo aqui: O que há por trás da romantização do Joe, na série You

Texto escrito por Natália Medeiros e publicado no Superela