Olavo de Carvalho brisa de novo em vídeo e une Adorno a Beatles
'Guru' do governo Bolsonaro diz que músicas da banda eram 'satanismo puro'
Olavo de Carvalho, filósofo e “guru” do governo de Jair Bolsonaro movimentou de novo o Twitter neste sábado, 7 e foi parar nos Trending Topics, lista dos termos mais comentados na rede. Em um vídeo, ele inventa uma conexão absurda e improvável: os Beatles teriam obtido a fama graças a composições de… Theodor Adorno, filósofo, um dos fundadores da Escola de Frankfurt, para, segundo o bolsonarista, propagar o marxismo cultural.
De acordo com Olavo, conhecido por brigar com fatos como os de que a Terra é redonda, “os Beatles eram semianalfabetos em música. Não sabiam nem tocar violão. Quem compôs as canções foi o Theodor Adorno”. E ameaça: “vou investigar”.
“Agora, você sabe o efeito devastador das músicas dos Beatles: é tudo celebração de LSD, das drogas”, afirma
- Após gravar série, The Weeknd relata momento ‘aterrorizante’
- Ludmilla confirma participação no filme ‘Velozes e Furiosos 10’; assista ao vídeo
- ‘Stranger Things’ terá semelhança com novo filme famoso de terror, diz roteiristas
- Pedro Pascal e Ethan Hawke protagonizam romance gay em novo curta
O pretenso “guru” também critica um “efeito devastador” da música da banda. “Você tem ideia da porcaria que os Beatles fizeram com o mundo? Os Beatles e outros conjuntos. Eu tenho aqui uma coleção de letras de canções dos principais conjuntos de rock americano. Todo eles têm ao menos uma canção de celebração do satanás. É satanismo explícito”, diz o guru.
Adorno foi um dos criadores do conceito de “indústria cultural”, segundo o qual ela possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo, não à arte, com produtos exclusivamente dependentes do mercado.
Confira as reações dos internautas à hipótese apresentada por Olavo!
https://twitter.com/JenioQuadros/status/1170368131199639552?s=20
https://twitter.com/rei_da_selfie/status/1170331261166133249?s=20