ONG financia tatuagens para mulheres que tiveram câncer de mama

A ONG P.ink, do Colorado, Estados Unidos, tem financiado tatuagens para sobreviventes do câncer de mama esconderem suas cicatrizes da cirurgia de remoção ou de reconstituição das mamas. A iniciativa procura ajudar na recuperação emocional dessas mulheres.

Imagem: Morry Gash/AP

A P.ink tem sede em Wisconsin, EUA, e faz a ligação entre as sobreviventes com os tatuadores. O primeiro evento anual organizado pela ONG, chamado Dia P.ink, aconteceu em 2013 no Brooklyn, em Nova York, arrecadando dinheiro para financiar tatuagens a dez mulheres em um só dia.

Imagem: Morry Gash/AP

Já em 2014, a celebração também incluiu tatuadores voluntários em 12 cidades dos Estados Unidos e do Canadá, ajudando 38 mulheres. A organização tem um departamento sem fins lucrativos, chamado Fundação P.ink, que arrecada fundos para pagar tatuadores experientes a quem venceu a doença.

Imagem: Morry Gash/AP

Além da iniciativa, a P.ink criou um aplicativo para smartphones, no qual as mulheres encontram sugestões de desenhos e podem testá-los em suas fotos. No futuro, a instituição quer montar um estúdio de tatuagem especialmente para esse público e desenvolver um programa de formação de tatuadores profissionais.

Via O Globo