Os nomes mais populares do Brasil ainda são José e Maria
Os nomes bíblicos José e Maria ainda são os nomes mais comuns entre os brasileiros. De acordo com informações disponibilizadas pelo Projeto Nomes do Brasil, divulgado nesta quarta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há 130.348 nomes diferentes no país, sendo que 63.356 são masculinos e 72.814, femininos.
- Veja também: os nomes mais escolhidos pelos brasileiros em 2015
O nome “Maria” se faz mais presente, com 11,7 milhões de mulheres usando este nome. Entre os homens, há 5,7 milhões de “Josés”. A pesquisa revelou que ainda existem nomes usados por ambos os gêneros.
Inédita, a pesquisa considera os nomes mais frequentes no país segundo o Censo Demográfico de 2010A, sendo que somente o primeiro nome foi levado em conta.
- ‘Ainda Estou Aqui’ bate recorde; relembre as 10 maiores bilheterias do cinema nacional
- 5 curiosidades inusitadas sobre Las Vegas para saber antes da viagem
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Milton, Helene… Afinal, quais são os critérios que definem os nomes dos furacões?
No caso das mulheres, depois de Maria, os nomes mais comuns são Ana (3 milhões de pessoas), Francisca (720 mil), Antonia (588 mil) e Adriana (565 mil). Entre os homens, depois de José, os nomes mais comuns são João (2,9 milhões), Antonio (2,5 milhões), Francisco (1,7 milhão) e Carlos (1,4 milhão).
O levantamento também aponta os nomes mais frequentes até 1929 e por década de nascimento a partir de 1930, possibilitando identificar nomes que entraram e saíram de moda e aqueles que aparecem de maneira mais constante.
Quer saber como seu nome aparece no ranking? Acesse o site do IBGE e faça sua pesquisa (ele é um pouco lento, mas funciona).