Os nomes mais populares do Brasil ainda são José e Maria
Os nomes bíblicos José e Maria ainda são os nomes mais comuns entre os brasileiros. De acordo com informações disponibilizadas pelo Projeto Nomes do Brasil, divulgado nesta quarta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há 130.348 nomes diferentes no país, sendo que 63.356 são masculinos e 72.814, femininos.
- Veja também: os nomes mais escolhidos pelos brasileiros em 2015
O nome “Maria” se faz mais presente, com 11,7 milhões de mulheres usando este nome. Entre os homens, há 5,7 milhões de “Josés”. A pesquisa revelou que ainda existem nomes usados por ambos os gêneros.
Inédita, a pesquisa considera os nomes mais frequentes no país segundo o Censo Demográfico de 2010A, sendo que somente o primeiro nome foi levado em conta.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
No caso das mulheres, depois de Maria, os nomes mais comuns são Ana (3 milhões de pessoas), Francisca (720 mil), Antonia (588 mil) e Adriana (565 mil). Entre os homens, depois de José, os nomes mais comuns são João (2,9 milhões), Antonio (2,5 milhões), Francisco (1,7 milhão) e Carlos (1,4 milhão).
O levantamento também aponta os nomes mais frequentes até 1929 e por década de nascimento a partir de 1930, possibilitando identificar nomes que entraram e saíram de moda e aqueles que aparecem de maneira mais constante.
Quer saber como seu nome aparece no ranking? Acesse o site do IBGE e faça sua pesquisa (ele é um pouco lento, mas funciona).