Os oito animais mais feios que o ser humano consome
Que existe gosto para tudo, isso existe, mas tem horas que o gosto do ser humano vai um pouco além. Existem pessoas que comem alguns animais bem exóticos, com a aparência não muito apetitosa, pelo menos, não para os padrões brasileiros. O Mega Curioso, parceiro do Catraca Livre, selecionou alguns:
1 – Tamboril
Também conhecido como peixe-sapo, essa espécie de águas profundas é bastante apreciada nas mesas de várias partes do mundo. Apesar da aparência feiosa e até assustadora, os especialistas afirmam que a sua carne é muito saborosa e que muitas pessoas estão perdendo de desfrutar esse peixe devido à primeira impressão do seu visual.
- Bahia: 4 lugares paradisíacos para viajar com pouco dinheiro
- 5 destinos de viagem no Brasil perfeitos para quem tira férias em novembro
- Os 5 melhores destinos para uma viagem inesquecível em novembro no Brasil
- Estes sinais na boca podem ser uma maneira do seu corpo sinalizar deficiência de uma vitamina muito importante
Assim como o bacalhau, o tamboril é um peixe bastante utilizado na culinária portuguesa, fazendo parte de pratos muito tradicionais por lá. O filé do tamboril é bastante versátil e permite a preparação em várias formas, sendo as mais populares as ensopadas. O peixe também é bem apreciado em vários outros países da Europa, nos Estados Unidos, no Peru, no Chile e na Coreia.
2 – Morcego
Não é apenas o nosso amigo Ozzy Osbourne que gosta de apreciar um bom morceguinho. Os visitantes da China, da Tailândia e até mesmo da Austrália podem se deparar com morcegos sendo vendidos nos mercados de alimentos e nos restaurantes. Mesmo com o seu jeitinho de “rato de asas” e aparência pavorosa para a maioria das pessoas, tem quem goste dele no prato.
Mas não é qualquer espécie que é boa para comer, segundo os especialistas. As variedades de morcegos frugívoros (que se alimentam de frutas) são os mais populares para esse fim. A carne do morcego pode ser preparada assada, cozida em sopas ou fritas. O famoso chef Anthony Bourdain afirmou, em um de seus programas de TV, que o morcego exala um cheiro forte durante o cozimento. Mas que, apesar disso, o sabor é agradável.
Tal como acontece com muitas carnes, o morcego teria o gosto muito parecido com o do frango. O chef aconselha marinar a carne com algumas pimentas, cebola ou alho para amenizar o odor. Anotou aí? Os apreciadores de morcego se localizam mais nas Filipinas, na Tailândia, na China e nas ilhas do Pacífico.
3 – Panopea (geoduck)
A Panopea generosa ou geoduck, como é conhecida nos países de língua inglesa, é um molusco marinho muito apreciado em países da América do Norte e nos orientais. Devido ao seu aspecto esquisitão, muitos povos acreditam que ele tenha propriedades afrodisíacas, consumindo o molusco nas mais diversas receitas. Ele pode ser cozido rapidamente ou servido em forma de sashimi e ceviche.
4 – Javali africano
Já estamos acostumados a ver em alguns restaurantes a carne de javali — e ela é bastante saborosa, como a de porco. No entanto, o javali africano consegue ser ainda um pouco mais feio que o seu parente consumido por aqui. Esta é a única espécie de porco que se adaptou à pastagem e habitat dos cerrados da selva africana. Sua dieta é onívora, sendo composta por gramíneas, raízes, frutos, cascas, fungos, insetos, ovos e carniça. O preparo da sua carne geralmente é feita assada e o bicho é mais consumido mesmo em sua terra natal.
5 – Lampreia
Esse animal marinho horroroso é como uma enguia, mas sem maxilar, pois a sua boca é como uma ventosa circular, do mesmo diâmetro do corpo, reforçada por um anel de cartilagem e armada com uma língua raspadora igualmente cartilaginosa.
Várias espécies de lampreia são consumidas como alimento. Em Portugal, a lampreia é consumida geralmente em receitas como o arroz de lampreia, assada no espeto ou ao molho escabeche. Na Inglaterra, ela faz parte de um dos pratos mais tradicionais da família britânica, a torta de lampreia. Se até a rainha aprova, então deve ser saboroso! Na Espanha, na França, no Japão e na Coreia o seu uso também é apreciado.