Páginas publicam fotos de crianças doentes para ganhar dinheiro
De acordo com reportagem de Leo Kelion, para a BBC, o Facebook deletou duas contas que usavam fotos de uma criança doente (sem autorização da família) para ter cliques e pedir dinheiro. Nas publicações, as páginas afirmavam que o menino tinha câncer e se as pessoas curtissem a imagem o Facebook doaria dinheiro para uma cirurgia.
Segundo a BBC, mais de um milhão de pessoas compartilharam a publicação. Até que a mãe do menino, Sara Allen, soube da repercussão das fotos e acredita que foram retiradas de notícias quando a criança teve um caso grave de catapora, em agosto do ano passado no Reino Unido.
Ainda de acordo com a BBC, Sara enviou diversas mensagens ao Facebook reclamando sobre a infração ao direito autoral da imagem. Em fevereiro, o Facebook respondeu que cancelou as contas, mas segundo a mão, as páginas voltaram ao ar 24h depois. Pressionados pela mídia local, o Facebook deu instruções para que a equipe responsável revisasse o caso.
O especialista em cibersegurança Graham Cluley, entrevistado pela BBC, disse que esse tipo de prática é recorrente. Os criminosos depois enviam mensagens com publicidade e ofertas a esses perfis ou vendem os dados do usuário e de seus contatos. E Cluley faz um alerta: “a maioria das pessoas acredita em tudo que vê na internet. Deveriam ser mais cuidadosas sobre o que curtem e compartilham nas redes”.