Pan: confira brasileiros que são destaques em suas modalidades

Acompanhe conosco os grandes feitos dessa galera!

É muito comum em meio a grandes eventos esportivos, como os Jogos Pan-Americanos, alguns atletas ganharem notoriedade nacional por se destacarem sem que o grande público saiba exatamente de onde eles saíram. Típico de um país em que um único esporte domina praticamente todos os meios de comunicação.

O atleta Hugo Calderano durante partida de tênis de mesa
Créditos: Reprodução/Instagram
O atleta Hugo Calderano durante partida de tênis de mesa

Mas não para o Olimpíada Todo Dia, o maior portal de esportes olímpicos do país e parceiro da Catraca Livre. Para furar essa bolha, aproximar o grande público dos nossos grandes atletas e proporcionar a notoriedade que eles merecem, e que o grande público adora saber, criamos esse espaço. Separamos  atletas brasileiros que são destaques em suas modalidades. Marque na sua agenda as datas das provas e acompanhe conosco os grandes feitos dessa galera.

Ana Marcela Cunha – maratona aquática (10km feminino)

Ela já disputou duas vezes a prova de 10km feminino da maratona aquática em Jogos Pan-Americanos. No Rio de Janeiro 2007, ficou em quinto lugar. Quatro anos depois, em Guadalajara 2011, terminou em sétimo. Agora, depois de ter sido campeã da Série Mundial de maratona aquática em 2018, a brasileira chega a Lima 2019 como grande favorita. Suas principais adversárias serão a americana Haley Anderson e a equatoriana Samantha Arévalo, que conquistaram alguns pódios no circuito mundial no ano passado.

Hugo Calderano – tênis de mesa (individual masculino)

O mesatenista chega a Lima 2019 muito mais favorito do que era em 2015, quando foi campeão. Único mesatenista das Américas entre os dez melhores do mundo, o carioca de 22 anos só não sairá da capital peruana como campeão se houver um desastre. O brasileiro é o atual bicampeão da Copa Pan-Americana. Ele só não ganhou o torneio de 2017 porque não participou. O mesmo acontece com o Campeonato Pan-Americano. Ele foi campeão em 2017, mas não participou em 2018, quando o americano Kanak Jha ficou com o título.

Henrique Avancini – mountain bike (cross country masculino)

Henrique Avancini entra na disputa do cross country masculino como o grande favorito à conquista da medalha de ouro. O brasileiro, que vive o melhor momento da carreira, está sempre entre os primeiros do ranking mundial e o melhor das Américas. O brasileiro está mais experiente e será o ciclista a ser batido nos Jogos Pan-Americanos.

Lais Nunes – wrestling/luta livre (luta livre feminina – 62kg)

Representante do Brasil na luta livre até 62kg, Lais Nunes é primeira atleta brasileira a conseguir medalha de ouro pan-americana nas três categorias etárias internacionais: Cadete (até 17 anos), Júnior (até 20 anos) e Sênior (acima de 20). E é ainda a mais jovem atleta da modalidade a defender o país nem uma Olimpíada, com apenas 23 anos. É a atual número dois do ranking mundial nesta categoria e vai para Lima em busca de sua primeira medalha em Pan-Americanos, agora na categoria adulto.

Acompanhe tudo sobre o Pan e o Parapan na nossa página especial, produzida em parceria com o portal Olimpíada Todo Dia!