Pare de ter vergonha do seu corpo com essas 5 dicas
Texto escrito por Marcela de Mingo, do Superela.
Você já se sentiu envergonhada em tirar a roupa na frente de alguém? Já pensou como perder a vergonha do seu próprio corpo? A gente também. Estamos tão acostumadas a nos sentirmos mal em relação à nossa forma que é praticamente impossível não chegar na hora H e não querer que todas as luzes e janelas estejam fechadas e apagadas para que ninguém veja nada.
É impossível pensar que existe um manual de regras de como perder a vergonha do corpo, mas sempre é possível encontrar um lugar de partida, onde começar. É para isso que o Superela está aqui. No nosso Clube uma das nossas usuárias comentou que não consegue não se sentir envergonhada quando está com alguém e pediu ajuda para lidar com isso (você pode clicar aqui para responder à pergunta dela).
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
Segundo a nossa usuária, ela é gordinha e esse é um dos motivos para ela se sentir assim. O que a gente pode começar dizendo é o seguinte: o seu peso não precisa ser um fator determinante da sua felicidade. Lembra da história da Amanda? Então, ser magrinha não é sinônimo de felicidade, muito menos de saúde, então o caminho não é por aí.
O principal é você encontrar em você essa fonte de felicidade e de amor próprio, e você consegue isso de algumas maneiras. Separamos alguns pontos para te ajudar, olha só:
1. Aprecie as coisas que o seu corpo pode fazer
Como perder a vergonha do corpo parece uma pergunta sem resposta, mas uma forma de começar a andar pela estrada de tijolos dourados é reconhecendo tudo o que o seu corpo pode fazer. Tipo, a gente esquece que, no dia a dia, usa o corpo para fazer absolutamente tudo – ir de um lugar para outro, levantar pesos (como a sua bolsa ou mochila), ler, escrever, digitar, tirar fotos… Tudo isso são coisas que você faz com ajuda do seu corpo. Comece a agradecê-lo por isso. Sem ele, nada disso seria possível.
2. Saia da balança
O maior problema em usar a balança como referência para qualquer coisa é que números enganam. Se você se exercitar muito, pode perceber que está ganhando peso ao invés de perder, porque o músculo pesa mais que a gordura. Ao mesmo tempo, só porque você tem um peso X ou Y não significa que você está saudável. Então, antes de mais nada, pare de subir na balança. A partir do momento que você não permite mais que um número defina a sua felicidade, você já está no caminho certo para se aceitar mais. Claro, isso não pode ser o seu único passo nessa direção. É um caminho longo e você deve ter, principalmente, de paciência.
3. Trate com cuidado
Veja mais dicas aqui: Pare de ter vergonha do seu corpo com essas 5 dicas