Com humor, ensaio captura Pareidolia que forma rostos nas testas das pessoas

29/08/2014 15:32 / Atualizado em 06/05/2020 16:54

O cérebro humano tende a reconhecer rostos em lugares inusitados: basta a mínima semelhança com dois olhos, nariz e boca para fazer com que a gente veja pessoas onde nem imaginamos.

Super comum, essa tendência é, na verdade, um fenômeno psicológico chamado Pareidolia.

Um exemplo clássico do que é esse fenômeno aconteceu recentemente quando, ao assistir uma das cenas mais delicadas do melancólico “Her” (2014), um internauta notou um rosto na testa de Theodore, personagem do ator Joaquin Phoenix.

Bastou isso para que o filme de drama, vencedor do Oscar 2014 de melhor roteiro original, se transformasse em uma verdadeira comédia.

Capturando exemplos engraçados de Pareidolia, semelhantes ao do caso “Her”, onde notamos rostos hilários se formarem a partir de rugas de expressão localizadas na região da testa, a fotógrafa Sul-Africana Anelia Loubser criou a série de retratos “Alienation”, que objetiva fazer com as pessoas vejam as coisas sob uma nova perspectiva.

Segundo Loubser a inspiração para a sua série derivou de uma única frase do autor e palestrante motivacional Wayne Dyer, que diz: “Se você mudar a maneira como você olha as coisas, as coisas que você olha a mudança.”

Para conhecer mais do trabalho de Anelia Loubser conheça o seu portfólio no Behance e o seu Facebook.

Com informações news.distractify