Paris retoma caso de ‘censura’ do Facebook sobre obra com nudez
Um professor francês está processando o Facebook por suposta censura por ter bloqueado sua conta após a publicação da foto de uma famosa pintura do século 19 que mostra uma vagina. O caso ocorreu em 2011.
O processo foi retomando nesta quinta-feira (1º) por um tribunal de civil de Paris, apesar de um esforço do Facebook para escapar da condenação.
A conta de Frederic Durand-Baissas, 59 anos, foi suspensa horas depois de publicar a imagem do quadro “A origem do mundo”, de 1866, do pintor realista francês Gustave Courbet. Segundo o jornal “Le Figaro”, a pintura compartilhada ilustrava um vídeo sobre história da arte.
- Paulo Gustavo faz dois anos de casado e desabafa sobre homofobia
- A origem do mundo: retrato de uma polêmica
O professor, que é um amante das artes, pede na Justiça que sua conta seja reativada e solicita 20 mil euros ($ 23,500) em danos. Ele também quer que o Facebook explique por que sua conta foi bloqueada.
Após este e outros casos, o Facebook mudou sua política de privacidade e passou a permitir fotos de obras de artes que contenham nudez.
Polêmica
Até hoje o quadro gera polêmicas. Em 2014, a atriz luxemburguesa Deborah de Robertis foi detida por tentar reproduzir ao vivo a obra de Courbet no Museu Dorsay.