Paris retoma caso de ‘censura’ do Facebook sobre obra com nudez

01/02/2018 16:24

Um professor francês está processando o Facebook por suposta censura por ter bloqueado sua conta após a publicação da foto de uma famosa pintura do século 19 que mostra uma vagina. O caso ocorreu em 2011.

O processo foi retomando nesta quinta-feira (1º) por um tribunal de civil de Paris, apesar de um esforço do Facebook para escapar da condenação.

L’Origine du monde”, do do pintor francês Gustave Cour
L’Origine du monde”, do do pintor francês Gustave Cour

A conta de Frederic Durand-Baissas, 59 anos, foi suspensa horas depois de publicar a imagem do quadro “A origem do mundo”, de 1866, do pintor realista francês Gustave Courbet. Segundo o jornal “Le Figaro”, a pintura compartilhada ilustrava um vídeo sobre história da arte.

O professor, que é um amante das artes, pede na Justiça que sua conta seja reativada e solicita 20 mil euros ($ 23,500) em danos. Ele também quer que o Facebook explique por que sua conta foi bloqueada.

Após este e outros casos, o Facebook mudou sua política de privacidade e passou a permitir fotos de obras de artes que contenham nudez.

Polêmica

A atriz luxemburguesa Deborah de Robertis
A atriz luxemburguesa Deborah de Robertis

Até hoje o quadro gera polêmicas. Em 2014, a atriz luxemburguesa Deborah de Robertis foi detida por tentar reproduzir ao vivo a  obra de Courbet no Museu Dorsay.